Estudo sobre o copan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O complexo multifuncional escolhido para a realização deste trabalho foi o Edifício Copan, ícone da paisagem urbana da cidade de São Paulo. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é considerado o maior prédio residencial da América Latina e a maior estrutura de concreto armado do Brasil. Foi o primeiro edifício a se beneficiar da lei Cidade Limpa, que prevê melhorias urbanas epaisagísticas dentro da cidade de São Paulo. Elementos diferenciais e marcantes deste projeto são a sua volumetria e os brises de concreto, que além de funcionais, exaltam ainda mais as curvas do edifício.

Figura 1 - Fachada do Edifício Copan vista pela Avenida Ipiranga.
Fonte: Autor.
2. DADOS HISTÓRICOS

A fim de incentivar o mercado imobiliário da década de 50, o empresárionorte-americano Nelson Rockfeller, através de sua companhia Panamerican World Airways (PanAm), associou-se ao empresário Roxo Loureiro, dono do Banco Nacional Imobiliário (BNI), e criou a Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismos para, inicialmente, construir um hotel luxuoso em São Paulo à Avenida Ipiranga, bairro da República, local onde hoje se encontra o prédio do Bradesco.

De início, osarquitetos americanos Holabird, Root e Burgee, em parceria com o arquiteto brasileiro Henrique Mindlin, realizaram estudos para o projeto do hotel, porém após divergências em relação ao financiamento da obra, Roxo Loureiro contrata o arquiteto Oscar Niemeyer para projetar um grande complexo arquitetônico. O programa do complexo era ambicioso, pois teria o hotel de luxo e um edifício de apartamentosinterligados por uma área comum no térreo com diversas lojas, com acesso a cinema e teatro, restaurantes, piscina e jardins suspensos, ocupando um terreno de 11.500 metros quadrados. Tudo isso refletia aquilo que os arquitetos então acreditavam ser a solução para atender o crescimento das cidades, suprindo a demanda com edificações mistas, embutindo moradia, trabalho, setores de serviço, comércio e lazerem pequenas cidades verticais.

Niemeyer reformula o projeto inicial do hotel, considerado convencional, e acrescenta o Edifício Copan. O projeto de 1951, concebido dentro do estilo moderno de Niemeyer, foi drasticamente modificado. Nos primeiros desenhos o edifício possuía apenas 12 andares e circulação central única na torre, ao longo da qual estavam alinhadas várias tipologias, que iam dekitchenettes à apartamentos de três dormitórios, fazendo com que a habitação das diferentes classes acontecesse de forma integrada e fluída, porém a idéia foi alterada para um modelo compartimentado no qual vemos atualmente. Como o coeficiente de aproveitamento da área foi alterado na época de realização do projeto, o Copan então ganha altura. Sua obra foi iniciada em 1952 e a previsão deinauguração era no IV centenário da cidade de São Paulo.

Figura 2 - Edifício Copan em construção.
Fonte: Administração do Edifício Copan.

Começam nessa época os conflitos entre as idéias de Niemeyer e as mudanças impostas para o projeto, além de problemas financeiros referentes à sociedade do Banco Nacional Imobiliário com a PanAm. Em 1954, a sociedade foi desfeita e as alterações no projetoinicial eram tantas que Oscar Niemeyer resolve se afastar do projeto. Após 5 anos de obras paralisadas, o arquiteto Carlos Lemos, chefe do escritório de Niemeyer em São Paulo, dá continuidade às obras, através de recursos do Bradesco, que assumiu então o projeto financeiramente. Além das alterações já mencionadas, o jardim no terraço foi suprido, além do teatro no subsolo e as lojas no pavimento 1 e 2passaram a servir de posto de saúde para os funcionários do Bradesco, localizado agora no prédio que anteriormente seria o luxuoso hotel. O foyer, que serviria de apoio ao grande cinema, jamais teve essa função. Na sua parte externa, foram trocadas as rampas ovais helicoidais por escadarias desenhadas por Carlos Lemos, que justificou a impossibilidade de execução das rampas. Nessa altura, o...
tracking img