Estudo sobre o comportamento do consumidor idoso com relação a alimentação saudável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDOSO COM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Luciana Borges de Souza
Máira Silva Costa
Stefani Cristina Iijima Nobumasa
Thamiris Monteiro dos Santos

RESUMO
Os consumidores da terceira idade representam um grupo consumidor crescente em termos representativos da população e do mesmo tempo com poder aquisitivo e disposição para consumir. Nestecontexto, o presente estudo tem como objetivo principal identificar os principais fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores idosos com relação à alimentação saudável do Grupo de convivência da Igreja Quadrangular de Santa Izabel do Pará.
A análise proposta no estudo procurou, sob a utilização de questionário, obter, de maneira sistemática e ordenada, informações sobre asvariáveis que intervêm na investigação em relação ao comportamento da amostra da pesquisa. Assim, a partir destas informações foram identificados pontos relacionados às influências Sociais, Pessoais, Psicológicas e Culturais no comportamento do consumidor do grupo de convivência selecionado.
Palavras-chave: comportamento do consumidor, terceira idade, alimentação saudável.

ABSTRACT

Consumers inthe elderly represent a growing consumer group in terms of representative ness of the population and the same time with purchasing power and willingness to consume. In this context, this study aims at identifying the main factors influencing the decision process of consumer purchasing power with respect to the elderly healthy group living, Foursquare Church of Santa Izabel do Pará
The analysispresented in the study sought, in the use of a questionnaire to obtain, in a systematic and orderly manner, information about the variables involved in research in relation to the conduct of the research sample. Thus, from these points were identified information related to the influences of Social, Personal, Psychological and Cultural Rights on the consumer behavior of the living group selected.Key-words: consumer behavior, elderly and healthy eating.

1 INTRODUÇÃO
O segmento da terceira idade é o que mais cresce mundialmente, esse envelhecimento da população tem sido identificado como numa forte tendência. A população brasileira composta pela terceira idade já faz parte de uma das dez maiores do mundo.
Isso mostra a dimensão da importância que o mercado da terceira idade brasileirarepresenta em termos de potencial de consumo, surgindo assim a necessidade de um estudo que caracterize o perfil e agrupe esta classe de consumidores, que cresce a cada dia por disponibilidade de tempo, renda e áreas de interesse,e principalmente alimentação saudável. Tendo em vista esses fatores este estudo se propõe buscar conhecer as características da população idosa atual, bem como o hábito e osfatores que influenciam o comportamento de compra desse perfil com relação a alimentação saudável, fator importante de acordo com as necessidade desse grupo.
Será apresentada uma fundamentação teórica, após serão alucidados a amostra da pesquisa e o método aplicado, os resultados serão apresentados e discutidos em seguida, bem como as limitações do estudo.

2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Silva etal (2008) definem que comportamento é o conjunto das reações que se podem observar num indivíduo, é o reflexo de sua personalidade, percepção motivação, atitude e aprendizagem.
De acordo com Cobra (2009), a compreensão do comportamento humano se faz principalmente da análise de suas necessidades. Todo processo de decisão se alinhava na sensação das necessidades satisfeitas. Para Churchill e Peter(2008), o comportamento do consumidor caracteriza-se pelo pensamento, sentimento e ações dos consumidores e a influencia sobre eles que determinam mudanças.
Durante o processo de compra os consumidores são fortemente influenciados por alguns fatores. Kotler e Armstrong (2000) adaptaram os conceitos teóricos e apresentam um modelo que demonstra tais fatores que podem ser culturais, sociais,...
tracking img