Estudo sobre a sesta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Já muito foi dito sobre os benefícios da sesta para a saúde. Agora, um grupo de investigadores vem acrescentar à lista das vantagens a consolidação da memória recente. Os resultados mostram que o sono facilita o processo de transferência da informação para a memória definitiva.

São mais os alentejanos que mantêm o hábito, mas os inúmeros estudos sobre a sesta dão-nos mais razões para ofazermos todos. Que a sesta tem efeitos benéficos para a saúde já todos sabíamos. Se o tornarmos um hábito podemos melhorar o sistema cardiovascular e reduzir em 37% a mortalidade por ataque cardíaco.

Aquilo que não se sabia era que a sesta ajuda a melhorar a memória, na medida em que ajuda a fixar na memória definitiva aquilo que se acabou de aprender.

A descoberta é de um grupo de investigadoresda Universidade de Lubeck, na Alemanha e foi agora publicada na revista “Nature Neuroscience”.

Para chegarem a esta conclusão, os especialistas debruçaram-se em estudos anteriores que afirmavam que era necessário reactivar os conteúdos pouco depois de estes terem sido apreendidos, para tornar possível a passagem para a memória permanente.

Com base nestes pressupostos, decidiram verificar oque se passava se este processo incluísse um período de sesta.

Reuniram um grupo de 24 voluntários e pediram-lhes que memorizassem 15 pares de caras com desenhos de animais ou objectos. O grupo foi divido em dois e, 40 minutos depois, foi pedido ao primeiro para memorizar outra série de cartas diferentes e ao segundo que dormisse uma sesta antes de memorizar a segunda série de cartas.

Feita aexperiência, chegou-se à conclusão que o grupo da sesta lembrava-se de 85% das cartas, em oposição aos 60% dos restantes.

Os resultados mostraram que a passagem dos dados da memória recente para a definitiva, ou do hipocampo para o neocórtex foi feita logo nos primeiros minutos de sesta, sendo que a informação das primeiras cartas estava já segura e não podia ficar afectada pela entrada denovos dados.

Notícia do Canal Up de 26/01/11.
Ainda que muitos não o criam, dormir uma pequena sesta tem tantos benefícios que, em muitos casos, são justamente os chefes quem impulsionam aos empregados a optar por esta prática. É que descansar uns minutos, ajuda a melhorar tua produtividade, tua agilidade mental, teu humor e até tua criatividade.
Quantas horas se deve dormir
Uma hora de sestaao dia atinge para permitir um melhor rendimento mental de até 10 horas, segundo estudos realizados recentemente. Inclusive, uma investigação comprovou em pilotos aeronáuticos que se dormiam uma sesta de pouco menos em media hora enquanto o copiloto manejava a aeronave, melhoravam seu desempenho num 34% e sua agudeza mental num 54%.
Outro estudo realizado pela Universidade de Harvard conseguiudemonstrar que o indivíduo que toma uma sesta de 45 minutos, costuma melhorar sua memória bem como a aprendizagem e reduzir os riscos de doenças cardíacas como enfarte, estresse, a apoplexia, diabete e o aumento excessivo de importância.
Se a pessoa dorme uns 20 minutos, conseguirá atingir a fase 2 na qual se potência a concentração e a agudeza mental. Também melhora o humor e agudiza as atividadesmotoras.
Em caso que a sesta seja de 45 minutos, poderá atingir a fase REM com múltiplos benefícios relacionados ao pensamento criativo e o processamento sensorial. Se a pessoa tem que realizar atividades fortes, recomenda-se que a sesta não seja muito prolongada.
Uma de entre 90 e 120 minutos, atingirá para completar todas as fases do sonho, onde o descanso é bem mais completo e lhe permiteao indivíduo acordar com maiores energias.

Lugares para dormir a sesta

Para que a sesta de seus frutos, é recomendável eleger um lugar cômodo e apartado dos ruídos molestos de maneira de poder conciliar o sonho de maneira mais singela.

Usa roupa de cama também cômoda para ter uma boa qualidade de sonho. Para a especialista e terapeuta em sonho e hipnose da Universidade Católica de...
tracking img