Estudo sobre max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

JONATHAN GOUVEIA
JÚLIO NETTO
MARIANNA GOUVEIA

ESTUDO SOBRE MAX WEBER

RECIFE
2013
JONATHAN GOUVEIA
JÚLIO NETTO
MARIANNA GOUVEIA

ESTUDO SOBRE MAX WEBER

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Históricos da Educação noBrasil, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Prof. Hugo Monteiro Ferreira

RECIFE
2013
Maximilian Karl Emil Weber nasceu em Erfurt, Alemanha, em 21 de abril de 1864, e faleceu em Munique, em 14 de junho de 1920. Karl foi um intelectual, jurista, economista, e também considerado um dos fundadores da sociologia.
É considerado um dosfundadores do estudo moderno da sociologia. Weber deu inicio a sua carreira acadêmica na universidade Humboldt, em Berlim, trabalhando posteriormente na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Foi um personagem influente na política alemã, sendo consulto dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes e na Comissão encarregada deredigir a Constituição de Weimar.
Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas doprotestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. Em outro trabalho importante, A política como vocação, Karl definiu o Estado como “uma entidade que reivindica o monopólio de uso legítimo da força física”, uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuiçõesmais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber”.
Em 1882 Max Weber matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde seu pai havia estudado, frequentando também cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 voltou para casa paterna e se transferiu para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o doutorado em Direito e em 1891 a tese dehabilitação, ambos com escritos da história do direito e da economia.
Depois de completar estudos jurídicos, econômicos e históricos em várias universidades, se distingue precocemente em algumas pesquisas econômico-sociais com a Verein für Sozialpolitik, a associação fundada em 1873 pelos economistas associados à Escola Histórica Alemã em que Weber já tinha aderido em 1888. Em 1893 casou-se comMarianne Schnitger, mais tarde uma feminista e estudiosa, bem como curadora póstuma das obras de seu marido.
Foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg em 1894 e de Heidelberg em 1896. Entre 1897, ano em que seu pai morreu, e 1901 sofreu de uma aguda depressão, de modo que do final de 1898 ao final de 1902 não poderia realizar atividades regulares de ensino ou científicas.Curado, no Outono de 1903 renunciou ao cargo de professor e aceitou uma posição como diretor-associado do recém-nascido Archiv für und Sozialwissenschaft Sozialpolitik (Arquivos de Ciências Sociais e Política Social), com Edgar Jaffé e Werner Sombart como colegas: nesta revista publicaram em duas partes, em 1904 e 1905, o artigo-chave A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Naquele mesmo ano,visitou os Estados Unidos. Graças a uma enorme renda privada derivada de uma herança em 1907, ainda conseguiu se dedicar livremente e em tempo integral aos seus estudos, passando da economia ao direito, da filosofia à história comparativa e à sociologia, sem ser forçado a retornar à docência. Sua pesquisa científica abordou questões teórico-metodológicas cruciais e tratou complexos estudos...
tracking img