Estudo sobre ebd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
CURSO PEDAGOGIA – EAD


DISCIPLINA:



UNIDADE I – ESPECIFICIDADE O TRABALHO DOCENTE E DESENVIMENTO PROFISSIONAL

Desafio 3 - Com base na leitura das Diretrizes, responda as seguintes perguntas:

a) Qual o conceito de docência que está sendo defendido pelo documento?
No referido documento, o conceito dedocência se apresenta como exercícios e funções do magistério na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio (modalidade Normal) e de Educação Profissional, nas áreas de serviço e apoio escolar, e em outras áreas onde podem ser previstos conhecimentos pedagógicos. As atividades docentes, também compreendem participação na organização e gestão deinstituições de ensino, bem como planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares.

b) Você concorda com a concepção identificada? Por quê?
Ao longo das últimas décadas a trajetória do curso de pedagogia vem passando por um processo constante de transformação, fruto de amplo processo de estudos, discussões e experiências, fazendo comque a docência no estágio atual ofereça grande diversificação de ações, desde o ensino pré-escolar de crianças até a educação de jovens e adultos.
Seria muita prepotência discordar a princípio de um Ato Normativo, que traz em sua fundamentação um histórico de todo o desenvolvimento pedagógico ao longo de décadas, que certamente com a analise e contextualização contemporânea, buscou-seatualizar as ações do Curso de Pedagogia, a realidade brasileira.
Em pesquisa na internet para fundamentação desta opinião, ficou evidenciado que o conteúdo final do referido Parecer foi oriundo de grande mobilização nacional de educadores e instituições superiores de ensino, que culminou com conquistas e ampliação do espaço do profissional pedagogo, ainda que não seja a ideal, mas uma evoluçãoao quanto preceituava anteriormente.


Desafio 04 – A partir da leitura do texto sobre desenvolvimento profissional deste módulo, escreva um texto de, no máximo 500 palavras, no qual você deverá resumir a idéia principal do texto.




















































Capítulo III
Abordando o Livro Pedagogia da Autonomia -saberes necessários à prática educativa, do conceituado autor Paulo Freire, ele desenvolve no Capitulo III, o tema ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA, que narra sobre a perspectiva de comando do educador, tratando da importância da segurança e o conhecimento do professor para se fazer respeitado.
Na sua análise sobre a autoridade docente democrática, mostra a convicção de que a disciplinaverdadeira não existe na estagnação, no silêncio, mas nos alvoroço dos inquietos. Que se distingue da autoridade docente mandonista (isto é abuso ou mania de mandar, prepotência), que é rígida, não conta com nenhuma criatividade do educando. Freire faz ainda um imponente protesto em relação à minimização da população mais carente quanto à imposição de colocá-los em situações ditas como imutáveis pelasociedade mais favorecida, com o objetivo de obter alienação, resignação e conformismo. Segundo ainda seu raciocínio, traça argumentos a favor da recriação de uma sociedade menos injusta e mais humana. Aponta que o professor exerce uma grande importância para que haja um movimento de mudança social. Delineia algumas atitudes de atuação do professor em sala de aula que podem fazer florescer uma novaconsciência aos futuros educandos. Mostra que há necessidade de decisão, ruptura e escolhas para alcançar os objetivos. Como professor critico impõem a decência e a ética como fatores qualitativos para obter o respeito dos alunos , e estes acompanhá-los. Os professores têm uma séria responsabilidade social e democrática. Estes devem abstrair-se da sua ignorância para escutar os educandos, sem...
tracking img