Estudo sobre bdi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. PLANO DE AÇÃO

- revisão do percentual de BDI adotado pelo DMAE;
- revisão da administração local e canteiro de obras;
- revisão do percentual de encargos sociais utilizado pelo DMAE;
- revisão de todas as composições;
- implantação de um novo software;
- seminário
- revisão dos procedimentos;
- ações diversas

2.1 REVISÃO DO PERCENTUAL DE BDI ADOTADO PELO DMAE2.1.1 INTRODUÇÃO

Diante da similaridade entre os índices praticados nas diversas fontes oficiais, concluiu-se que não bastaria a revisão do BDI para suprir possíveis defasagens em nossos orçamentos. Seria também necessário ajustar algumas composições e criar outras, tais como:

- engenheiro responsável;
- manutenção do canteiro;
- consumos gerais, etc...

Sendo assim, foisugerido que nesta fase, além da revisão do índice do BDI , fossem também revisadas e incluídas, novas composições e criados 2 (dois) novos grupos: administração local e instalação da obra.

2.1.2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é definir um novo índice de BDI para o DMAE com a publicação de um documento referendado pela comissão, contendo critérios e parâmetros de aceitabilidade ehomologado pela Direção Geral.

2.1.3 METODOLOGIA

A partir da análise de diversas publicações sobre BDI, foram feitos estudos comparativos para a obtenção de um critério próprio para o órgão.
O levantamento abrangeu entre outros, o acórdão 325/2007 do Tribunal de Contas da União, o edital da concorrência 02/2007 do TCU, os critérios da Caixa Econômica Federal, sugestões do PISA e diversaspublicações referentes ao assunto.

2.1.4 CONCEITO DE BDI ou LDI

De acordo com o TCU, vários conceitos podem ser utilizados para se compreender o LDI. Explicados de formas distintas, tentam definir uma parcela do orçamento de obras, em razão da sua segmentação em custos diretos e indiretos.
Um dos conceitos que melhor define o que é BDI ou LDI é de autoria de André Luiz Mendes e PatríciaReis Leitão Bastos, que diz:

“BDI é a taxa correspondente às despesas indiretas e ao lucro que, aplicada ao custo direto de um empreendimento (materiais, mão-de-obra, equipamentos), eleva-o ao seu valor final”.

Consideram-se como despesas indiretas os seguintes itens:

- administração central;
- custo financeiro
- taxa de risco
- Tributos e Impostos
- lucro2.1.4.1 ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

“Toda empresa possui uma estrutura administrativa com custo e dimensão própria. A sua representação no LDI de uma obra é definida estabelecendo em que proporção esse custo é apropriado como despesa de uma obra”.
Por esta razão é necessário que a despesa total da sede seja rateada proporcionalmente.
Uma empresa com maior número de obras, poderá praticar uma taxade administração central inferior à empresa do mesmo porte com apenas um canteiro.”
Despesas com Pessoal, Instalações /Equipamentos e Consumo Diversos.

2.1.4.2 CUSTO FINANCEIRO

“Despesas financeiras são gastos relacionados ao custo do capital decorrente da necessidade de financiamento exigida pelo fluxo de caixa da obra e ocorrem sempre que os desembolsos acumulados forem superiores àsreceitas acumuladas”

“O capital investido pelas empresas pode ser próprio, quando utilizarem recursos que já possuam em seus caixas, ou de terceiros, quando adquiridos junto a operadores financeiros (bancos, financeiras, etc.).”

No caso de capital próprio, sua remuneração normalmente é calculada com o fim de promover sua atualização monetária. Com relação à capital de terceiros, deve-seanalisar qual o custo de oportunidade do capital, ou seja, deve-se apurar qual seria o seu rendimento se o capital de giro tivesse sido aplicado no mercado financeiro naquele período. Assim, a administração deve resguardar-se de taxas abusivas, pois o preço da obra não pode ser onerado por ineficiência operacional do executor. Dessa forma, a taxa de juros referencial mais adequada para o mercado...
tracking img