Estudo sobre abandono escolar no brasil e no estado de mato grosso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO SOBRE O ABANDONO ESCOLAR NO BRASIL E NO ESTADO DE MATO GROSSO

Ellen Cristina Silva Branisso(
Nathália Ferrari Alves((







RESUMO
Este apresenta os números do abandono escolar no Brasil e no estado de Mato Grosso, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio, entre os anos de 2007 e 2010, abordando também suas causas e conseqüências e aplicando conceitos aprendidos emEstatística I.




Palavras-chave: Eficiência escolar. Evasão escolar. Educação.






1. Introdução:

A educação escolar que,  nos tempos mais longínquos, exercia um papel de mera complementação da educação em casa, hoje vem alcançando uma importância cada vez maior, seja no mercado de trabalho para atender às exigências do desenvolvimento econômico, seja na formação decidadãos para viver num mundo globalizado, tecnológico e com grande disponibilidade de informações.
As estatísticas educacionais cobrem duas áreas complementares de informação:
• Estatísticas sobre instrução da população (taxas de alfabetização, de freqüência à escola, de escolarização, média de anos de estudo) que devem estar associadas a variáveis demográficas, sociais e econômicas (idade,sexo, renda, cor ou raça e situação de domicílio rural/urbano). 
• Estatísticas sobre o sistema de ensino nos estabelecimentos escolares (fluxos de matrícula, taxas de aprovação, reprovação, evasão, distorção aluno/série, pessoal docente e rede escolar), que devem estar referenciados à dependência administrativa (federal, estadual, municipal, privado, público) e à localização rural/urbana.A eficiência do sistema educacional pode ser examinada através dos indicadores evolução das matrículas, das taxas de aprovação, repetência, de evasão e de distorção série/idade, nos níveis de ensino fundamental e médio.
Entretanto, a combinação da eficiência com equidade em relação à renda, gênero e raça, bem como com a qualidade do ensino, não pode ser ignorada na avaliação dasituação presente do sistema educacional.
O rendimento escolar é o resultado da avaliação do aproveitamento e da apuração da assiduidade alcançada pelo aluno, em função de parâmetros legais, durante ou ao final do período letivo  (Thesauros Brasileiro da Educação/Inep). 
Considera-se no rendimento escolar o aluno aprovado ou o reprovado e na categoria movimento escolar, o aluno transferido de umaescola e admitido em outra, ou que deixou de freqüentar a escola (afastado por abandono).




2. Educação no Brasil e no Mato Grosso
Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros freqüentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 53 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam umcrescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.
Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. O Censo de 2010 (IBGE) mostra uma queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (2000 a 2010). Em 2000, o número de analfabetoscorrespondia a 13,63% da população (15 anos ou mais de idade). Esse índice caiu para 9,6% em 2010. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos freqüentavam a escola.
É caracterizado o abandono escolar quando o aluno interrompe a sua freqüência escolardurante o ano letivo.
Em nosso país, este é um dos principais problemas sócio-econômicos. Em 2010, segundo dados do IBGE, 10,30% dos alunos matriculados no ensino médio abandonou os estudos, número este bastante expressivo, pois corresponde a mais de um milhão de alunos.
Dentre os países do Mercosul (Mercado Comum do Sul) o Brasil também tem uma das maiores taxas de abandono...
tracking img