Estudo shell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cenário é a visão integrada do futuro que visa contribuir para a tomada de decisões no presente enquadrando decisões estratégicas das variáveis críticas do meio envolvente no futuro e as suasimplicações para a empresa.
A Shell foi uma das empresas pioneiras na utilização do planejamento por cenários (“scenario planning”) no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 como ferramenta paraajudar os Gestores a planejarem para o futuro, ou melhor, para diferentes futuros possíveis.
A construção de cenários se deu devido os gestores basear-se suas decisões através de modelos mentais,fruto de experiências anteriores o que porventura negligenciava variáveis importantes, causas como o ambiente em constantes transformações económicas, políticas e avanço tecnológico a necessidade deutilizar instrumentos que auxiliam a tomada de decisão e meios de avaliar os riscos e antecipar os momentos - chave de mudança.
A partir de 1965, a Shell adotou um processo de planejamento queintegrava toda sua cadeia produtiva nos seis anos subsequentes. Em 1967, Pierre Wack, executivo da companhia, verificou que seis anos era pouco tempo para o tipo de negócio da corporação devido ao longoperíodo de maturação de seus investimentos, e iniciou um estudo detalhando as perspectivas da Shell em 2000.
Foi graças a este estudo que a Shell reagiu rapidamente ao choque do petróleo em 1973,o que a transformou em uma das líderes mundiais em seu mercado.
A partir daí a Shell começa a enxergar os cenários não como projeções ou preferências, ela os enxerga como sendo possíveisalternativas de futuro. Os cenários são traçados para que os ajudem a confrontar suas premissas atuais e futuras (pseudo verdades e crenças fortes) com o contexto em que a empresa desenvolve(rá) seusnegócios.
Um dos seus principais subsídios e importância para os negócios não está no fato deles (cenários) proverem respostas, mas sim pelo fato deles estimularem o questionamento.
Em 1972, o...
tracking img