Estudo psicossocial do homossexualismo feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Ao longo da história a sociedade modifica e constrói novos valores e contribui significativamente para a visão que o indivíduo possui sobre diversos parâmetros, sendo que a forma de entender e aceitar a homossexualidade inclui-se de forma evidente, muito embora o preconceito em relação a isso seja mascarado, este ainda permanece com grande força.
Muitos dogmascontribuíram para reforçar o preconceito existente sobre a classe homossexual. Segundo a bíblia cristã a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo era um pecado que deveria ser punido com a morte. Essa perseguição muito contribuiu para a formação de uma hipocrisia em relação ao tema, e trouxe a essas pessoas uma pesada carga psicológica. Vimos em São Paulo uma passagem da Epístola dos Efésios que afirmaque o assunto não deveria nem mesmo ser comentado como cita Daniel (1973): “Que estas coisas não sejam nem mesmo nomeadas entre vós” (p.10).
Ao contrário disso encontramos várias teorias que tentam explicar a causa da homossexualidade, algumas enfatizam fatores psicológicos baseados nas relações que as crianças desenvolvem com os pais, enquanto algumas teorias sociais atribuem ao meio a baseda orientação sexual. As teorias biológicas associam a homossexualidade aos genes e aos hormônios sexuais, tendo estes agido durante a vida uterina e pré-natal. Ainda existe muita controvérsia, não só entre as diversas abordagens (psicológica, social e biológica), mas também o que cada uma delas defende. A partir da II Guerra Mundial, passou-se a sustentar que a homossexualidade não seria pecadoou crime, mas sim uma doença possivelmente causada por um erro genético e/ou desequilíbrio endócrino.
Entretanto da metade do século adiante, houve uma evolução nítida quanto a esse assunto; os progressos da ciência e das fundamentações psicológicas e sociais contribuiram de forma relevante à imagem distorcida da homossexualidade.
Uma das primeiras teorias sobre a homossexualidadeestá no livro “Banquete” de Platão, nesse livro o filósofo narra que havia no começo do mundo três tipos de humanos, os seres andróginos que eram o homem-mulher, o homem-homem e a mulher-mulher. Essas criaturas eram redondas e possuíam quatro braços, quatro pernas e dois rostos, por se sentirem completas, decidiram habitar o céu. Punidos por Zeus, foram separados com uma espada e fadados a procurarempor sua metade para que se sentissem completos novamente: “... os que vieram dos andróginos amam o sexo oposto, os que vieram dos homens e mulheres duplos, amam o mesmo sexo...” (Chauí, 1984, p.16).
Tão complexo quanto decifrar o que é o amor, é saber o motivo pelo qual se escolheu especificamente o objeto desse sentimento e por mais que se queira dar explicações coerentes à cerca dessaescolha, os argumentos dão a forte impressão de que existe algo a mais por trás disso. Nossa escolha é consciente ou inconsciente? Porque escolhemos o semelhante ou o oposto? Segundo Shere Hite (1983) a homossexualidade faz parte da natureza humana, e por isso tanto incomoda a sociedade:
“Penso que nascemos sexuais, isto é, que cada um nasce com o desejo de se relacionar com todasas outras criaturas (...) a sociedade nos ensina a inibir qualquer desejo que não seja por parceiros com quem é possível procriar, e então nos desperta entusiasmo pelo ato enfiando goela abaixo o ideal do amor romântico combinado com o casamento, até o ponto que não se possa pensar em outra coisa” (p. 285).


Segundo Charlotte Wolff (1973), a primeira vez que se retratou a realidadelésbica, foi há cerca de 2.600 anos, na ilha de Lesbos, onde a homossexualidade feminina foi tema das poesias de Safos, falando pela primeira vez do amor entre mulheres. Safo transformou-se numa figura lendária graças à beleza e originalidade dos seus versos. Safo era casada e teve uma filha, mas as tendências homossexuais eram uma constante em sua vida, todos os seus poemas são dedicados às...
tracking img