Estudo para a implantação de estação de tratamento de água para além paraíba – mg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A água é uma substância fundamental e de valor inestimável para a manutenção e progresso da vida no planeta. Mais que um insumo indispensável à produção, é um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população (ALMEIRA, 2011).
Historicamente, o processo de abastecimento de águapara consumo humano surge como consequência da necessidade de satisfazer o aumento da demanda por água a partir do crescimento das cidades; ao passo que o processo de tratamento da água nasce com a descoberta de doenças de vinculação hídrica e para suprir uma demanda estética em relação aos aspectos organolépticos presentes em águas sem potabilidade (FREITAS, 2001).
O conceito clássico de águapotável pode ser definido como uma água propícia para o uso humano e animal, livre de impurezas, contaminações e riscos de contrair doenças. De acordo com a Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, água potável deve atender a um padrão de potabilidade e não oferecer riscos à saúde, sendo destinada à ingestão, produção de alimentos e à higiene pessoal.
Para a águaatender aos parâmetros de qualidade impostos pelo Ministério da Saúde é necessário o emprego de processos físicos, físico-químicos, químicos, bem como controles biológicos e radioativos. A água coletada de reservas subterrâneas ou superficiais deve ser encaminhada para estações de tratamento onde ocorrerá a adequação de suas características aos padrões de potabilidade para posterior abastecimentopúblico.

O sistema de abastecimento de água de uma cidade é iniciado na captação, onde ocorre a tomada d’água que segue para o tratamento, após a remoção das impurezas, a água é armazenada em reservatórios onde em seguida é distribuída à população através de adutoras e malhas de rede (FREITAS, 2001, p. 17).

A escolha do manancial que será utilizado para a captação de água é algo que deve serfeito de modo criterioso, levando-se em consideração a vazão mínima do manancial, desnível do terreno, distância do local de coleta ao sistema de abastecimento e a qualidade da água, de modo que tais características definirão o tipo de tecnologia utilizada e os custos do tratamento.
Fatores como o crescimento populacional, características físicas, socioeconômicas, urbanísticas e demográficas,condições sanitárias e a expansão industrial do local que se pretende implantar uma estação de tratamento de água devem ser estudados preliminarmente a fim de desenvolver um projeto compatível com as condições existentes (BERNARDO, 2002).


2. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo geral realizar o estudo para a implantação de estação de tratamento de água destinada à produçãode água potável para abastecimento público do município de Além Paraíba, Minas gerais.


3. CARACTERIZAÇÃO DA CIDADE

3.1 CARACTERISTICAS GERAIS

Além Paraíba foi primitivamente habitada pelos índios Puris, Cropós e Croatos, sua colonização foi dificultada pela extensa mata e falta de materiais preciosos no local gerando desinteresse da coroa por sua exploração. Com a descoberta dopotencial de minerais preciosos nas redondezas aumentou-se a travessia do Rio Paraíba do Sul e um cais de madeira para atracação das balsas que cruzavam o rio foi construído, recebendo o nome de Porto do Cunha. Este porto deu origem a Além Paraíba que foi se desenvolvendo com o passar do tempo, sendo elevada como cidade em 1883 (IBGE, s. d.).
O município está localizado no interior de MinasGerais, região da Zona da Mata Mineira e às margens do Rio Paraíba do Sul, CEP 36.660-000; situa-se a 80 quilômetros de Nova Friburgo, 100 quilômetros de Petrópolis, 120 quilômetros de Juiz de Fora, 180 quilômetros do Rio de Janeiro e 380 quilômetros até a capital Belo Horizonte; seu acesso é possível pelas rodovias BR-116 e BR-393. Tem como municípios limites Chiador-MG, Mar de Espanha-MG, Santo...
tracking img