Estudo orientado de farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FARMACOLOGIA CLÍNICA
Prof. Msc: Cristiane Cravo tianecravo@yahoo.com.br

Introdução
⇒ Definição “Interação fármaco x nutriente: Evento que ocorre quando se produz um desequilíbrio de nutrientes por ação de uma droga ou quando um efeito farmacológico é alterado pela ingestão de determinado nutriente ou pelo estado nutricional do paciente ou quando alguma reação adversa é produzida pela ingestãoconcomitante da droga com determinado nutriente ou algum componente do alimento.”

1

PRÍNCIPIOS E DEFINIÇÕES
FARMACOLOGIA

ESTUDO DOS EFEITOS DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS SOBRE A QUÍ FUNÇÃO DOS SISTEMAS BIOLÓGICOS. FUNÇ BIOLÓ

HISTÓRICO
Nos primórdios - erro, tentativa, ausência de bases científicas, utilização de plantas, chás, cultura popular. Século XX- avanço da química sintética, possibilidade decompreensão do mecanismo de ação. Evoluções: definições e conceitos (receptor, fármaco e etc); desenvolvimento de indústria, propaganda.

2

HISTÓRICO
Revolução – Biotecnologia – produção de fármacos por sistemas biológicos. Ex. produção de antibióticos por microorganismos, vitaminas etc. Tendência do futuro – modificação de material genético de microorganismos, especificidade de ação,compreensão da farmacologia em cada organismo, doses individualizadas.

CONCEITOS
FÁRMACO - substância química conhecida e de estrutura química definida com propriedade farmacológica. Finalidade terapêutica, medicinal. MEDICAMENTO forma farmacêutica determinada que contém o fármaco ou fármacos, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos. Viabilizar a administração.

3

CONCEITOS
REMÉDIO -Qualquer recurso utilizado que tenha como objetivo a cura de determinado problema fisiológico. Pode ser um medicamento ou uma terapia não medicamentosa. DROGA - toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções.

CONCEITOS
HOMEOPATIA - "Similia similibus curantur" (semelhantes são curados por semelhantes). Atividade é potencializada pela diluição.ALOPATIA - "Contraria contrariis curantur", substâncias antagonistas utilizadas na cura.

4

CONCEITOS
⇒ Farmacologia * Importante instrumento de alicerce que estuda a maneira como a função dos sistemas biológicos pode ser afetada por substâncias químicas.



Fase

Biofarmacêutica

ou

Biofarmacotécnica:

Compreende os processos de liberação e de dissolução do princípio ativo a partir da suaadministração. Essa fase torna o fármaco disponível para a absorção

CONCEITO - FASE FARMACÊUTICA
Etapa anterior a farmacocinética - desagregação e a desintegração da forma farmacêutica, originando-se partículas a partir das quais se dá a dissolução (no caso de formulações orais). A velocidade da dissolução é tanto maior quanto maior a superfície de contato com o conteúdo gástrico.

5

TIPOS DE FORMASFARMACÊUTICAS
Principais: Comprimidos, drágeas (são comprimidos revestidos), cápsulas, soluções, suspensão, emulsão, óvulos, pomadas, supositórios.



Fase

Farmacocinética

ou

Farmacocinesia:

Compreende o que o organismo faz com o fármaco após a sua administração. Composta pelos processos de absorção, distribuição, metabolização ou biotransformação e excreção Absorção Distribuição para ossistemas biológicos

Excreção

Metabolização Fase I: Citocromo P450 e Oxidases de função mista Fase II: Conjugação de Fármacos ou metabólitos com moléculas endógenas (↑ solubilidade da droga)

6

Absorção da droga: É a passagem do medicamento do ponto de aplicação ao sangue e, daí, ao local onde ele vai atuar, ou seja, é o processo de transporte do fámaco do local de administração até a circulaçãosistêmica. Dependente da solubilidade da droga. Distribuição do fármaco: Movimentação do fármaco de um para outro local: Sítio de Absorção → Sítio de Ação → Local de Eliminação através do sangue




Coração, fígado, rim e o cérebro = Maior irrigação → Recebem a maior parte da droga nos primeiros minutos após absorção Músculo, pele e gordura → Recebem a droga mais lentamente

Metabolização ou...
tracking img