Estudo macroeconima keynes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quais são os principais pontos, conceitos, variáveis, funções e relações de causa e efeito que explicam o funcionamento da economia segundo a:
a) Economia Clássica (C)
Para a Economia Clássica o mercado sempre funciona na função ótima, ou seja, em pleno emprego, onde todos os fatores estão sendo empregados, há uma produção máxima, todos os meios de produção estão sendo plenamente (100%)empregados; nesta situação a economia está em equilíbrio, ou seja, a demanda é igual a oferta. Se a economia passa por uma fase considerada “subotima”, o mercado por si só se auto ajustará. A oferta comanda o movimento do mercado de trabalho; “a oferta cria sua própria demanda”: o ponto inicial parte da oferta. Se um produtor decide produzir tal produto, se o trabalhador aceita o salário real, elecomeça a trabalhar e é gerada então a demanda. Ainda, a variável determinante para a Economia Clássica é o salário real, que significa o poder de compra de um salário, por exemplo: $1000 equivalem a 1000 aguas (a $1) ou 500 picolés (a $2). Quanto ao desemprego, ele é voluntário – recusa ou a incapacidade de determinada unidade de mão-de-obra em aceitar uma remuneração equivalente à suaprodutividade marginal, ou simplificadamente, a pessoa não está disposta a procurar emprego, já que se ele produrar encontrará – ou ele é friccional – oriundo de uma desproporção temporária dos recursos especializados ou da proporção de recursos não empregados entre um e outro trabalho (quando se está mudando de trabalho), uma situação de atrito e transitória que resolve-se por si só.
b) EconomiaKeynesiana (K)
Para Keynes a economia não funcionava em uma situação ótima e sim em uma situação subótima, consideva então a existência do desemprego involuntário, isto é, uma mão de obra procura emprego e não acha. Isso porque o salário não e tão flexível como propunha a Economia Clássica, ele apresentava uma certa rigidez, já que se considerarmos que esta variável está muito ligada ao piscicológico;o trabalhador na maioria das situações, não aceita que seu salário seja reduzido. O desemprego é, então, natural, ele convive com a economia. Portanto, para Keynes o sistema não se movimenta e se ajusta segundo essa variável. O que rege o mercado ao invez da oferta, é a demanda efetiva, ou seja, a demanda que ocorre de fato; se a demanda efetiva está bem, a macroeconomia também esta. Ainda, há umcomponente muito importante dentro da demanda efetiva, que é o investimento. Keynes parte do pressuposto de que haverá pessoas trabalhando ou produzindo se houver mercado para isso, e para isso é necessário o investimento. Há ainda o multiplicador (m), que da a relação do investimento feito e a renda total resultante, descrito pela formula (Y= (1/1-c)*(Co+I)) – quanto maior a Propensão Marginal aConsumir, maior o efeito multiplicador. Aqui, a variável relevante para o mercado de trabalho não é o salário real e sim o salário nominal (um valor numérico, ganha-se R$ 1000 por mês).
2. Responda:
a) O que é demanda efetiva.
Demanda efetiva é a parte da demanda agregada que de fato se realiza na aquisição de bens e serviços, e não a procura em potencial por esse bem ou serviço. Éaquilo que está ocorrendo de fato, se a demanda efetiva está bem, a macroeconomia também está. Por exemplo: estou pensando em comprar A (demanda potencial) x comprei A (demanda efetiva). Graficamente, é o ponto onde a demanda agregada intercepta a oferta agregada.
b) O que significa a expressão “a oferta cria sua própria demanda”
É uma expressão oriunda da Economia Clássica que significa que oponto inicial parte da oferta: um produtor decide produzir determinado produto, para isso necessita de mão-de-obra. Se o trabalhador aceita o salário real proposto pelo produtor, ele pode trabalhar. É gerada então, a demanda.
3. O que determina o nível de emprego para:
a) C
O que determina o nível de emprego para os clássicos é a oferta agregada.
Maio produção (OA) -> Maior Emprego...
tracking img