Estudo lexical das variantes nordestinas; a partir da obra de josé lins do rego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Luso Brasileira – FALUB

Estudo Lexical das Variantes Nordestinas; a partir da obra de José Lins do Rego


Por: Raiara RosaRibeiro
Sara Ferreira do Nascimento

Carpina
2012
Faculdade Luso Brasileira – FALUB

Estudo Lexical das Variantes Nordestinas; a partir da obra de José Lins do RegoPor: Raiara Rosa Ribeiro
Sara Ferreira do Nascimento

Trabalho apresentado a Professora Me. Solange Carvalho, como instrumento parcial deavaliação bimestral, responsável da disciplina: Sociolinguística, pela acadêmica Raiara Rosa Ribeiro e Sara Ferreira do Nascimento, do 4º Período do Curso de Letras da Faculdade Luso Brasileira –FALUB.

Carpina
2012
Introdução

Apresentaremos neste trabalho um levantamento lexical das variantes nordestinas, sua influência para outros estados. Verificaremos também, os diferentes modos defalar dos nordestinos segundo a obra: Menino de Engenho, de José Lins do Rego.
Investigaremos o “Nordestinês” , dos personagens da obra: Menino de Engenho de José Lins do Rego. Fazendo umlevantamento lexical da variante nordestina a partir de sua obra: Menino de Engenho, verificando as palavras mais usadas, analisando também, a recuperação da linguagem nordestina no Brasil.
Este artigo, éimportante para mostrar as várias maneiras de falar dos nordestinos, de acordo com sua comunidade de fala, levando em conta os fatores sócios – econômicos e o grau de escolaridade.

Segundo MárioMarroquim os aspectos de desenvolvimento e de expressão da língua portuguesa no Brasil, são problemas sociológicos e psicológicos e não apenas questões acadêmicas ou técnicas de gramática. Abordando em seulivro a “Língua do Nordeste”, tratando-se de uma autêntica pesquisa de campo entre os homens, os próprios analfabetos como: os praieiros, matutos, brejeiros, sertanejos do nordeste do Brasil....
tracking img