ESTUDO JURIDICO DA AUTONOMIA PR IVADA E ESCOLHA DE TRATAMENTO MÉDICO TRANSFUSÃO DE SANGUE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

2257 palavras 10 páginas
O Procedimento metodológico usado na presente pesquisa foi o método dedutivo, pois teve um ponto inicial amplo, partindo do estudo de alguns princípios constitucionais, na direção de um entendimento micro-analítico, ou seja, a autonomia das Testemunhas de Jeová.
Dividida em 9 capítulos, o presente trabalho pretendeu resolver algumas questões entre as quais estão: 01-Quem são as Testemunhas de Jeová, e porque não fazem uso do sangue?
02-Pode ser encarada esta recusa como uma forma de suicídio?
03-A transfusão de sangue é isenta de riscos? É o único tratamento médico disponível?
04-Há conflito de direitos fundamentais, vida e liberdade?
06-É possível dispor de algum direito da personalidade?
07-O paciente tem autonomia para escolher seu tratamento médico?
08-Em caso de risco de morte, e por isso o paciente se encontre em coma, inconsciente, incapaz de dar o seu consentimento ao médico, o paciente tem seu direito constitucional de escolha de tratamento médico afetado?
09-No caso dos menores quem são os responsáveis?
CAP 1, 2 E 3 QUEM SÃO AS TESTEMUNHA DE JEOVÁ E A QUESTÃO DO SANGUE
São pessoas comuns, de formação e classes sociais diferentes, todos tiram tempo para ler, estudar e aplicar os ensinamentos da Bíblia, a palavra de Deus. Baseando suas crenças, sempre, na
Bíblia e não em doutrinas humanas. Não cobram dízimo. Sua obra é totalmente financiada por donativos voluntários. Os homens da dianteira não recebem qualquer remuneração pelo seu trabalho. Elas cuidam de sua saúde: não fumam, não usam drogas, não abusam do álcool, não praticam o aborto, não acreditam na cura pela fé e também não fazem uso do sangue.
O sangue é mencionado mais de 400 vezes na Palavra de Deus, 1 delas está no livro de
Levítico (velho testamento): que diz: Não deveis comer, tomar, fazer uso do sangue de qualquer tipo de carne! Isso incluí sangue animal e humano.
Mas esta lei, também foi repetida no novo testamento no livro de Atos cap.15. devendo ser respeitada mesmo

Relacionados