Estudo individual sobre a obra "desvio para o vermelho" de cildo meireles.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Individual sobre a Obra "Desvio para o vermelho" de CILDO MEIRELES.
Concebido em 1967, montado em diferentes versões desde 1984, é exibido em Inhotim desde 2006. Cildo forma uma casa delembranças. Lembranças dos tempos da Ditadura, da repressão dos anos 70, uma época que vermelho significava libertação, fúria e renovação. O vermelho é uma estrutura simbólica muito forte que aguça apercepção e é usada para distinguir vários movimentos como as Revoluções Socialistas (Revoluções Vermelhas). É também a cor do partido vermelho e também ao mesmo tempo a cor da nobreza como as roupas develudo vermelho.

A instalação é formada por três ambientes articulados entre si cuja primeira parte se chama "Impregnação". Estamos dentro de algo que acontece e se estrutura em algum lugar. Aformatação do ambiente cria sensação de um tom monocromático tridimensional. Cildo cria incógnitas visuais. Vemos na mesa esculturas como pequenos objetos, como um cinzeiro, cigarrilha, trabalhos deesculturas que preenchem o espaço formando um ambiente cheio de objetos familiares.

Já a segunda fase da instalação chama-se “Entorno", na qual nos deparamos com um frasco caído no chão: uma estruturaque sugere o derramamento de líquido superior ao valor de volume possível dentro do frasco, essa estrutura desemboca, depois de andarmos, na terceira parte da obra que é chamada “Desvio”, uma espécie decâmara escura que vai derivando do segundo, escurecendo aos poucos, e aí se começa a ouvir um barulho de algo pingando, e no final tem-se um lavatório branco onde uma torneira aberta deixa escoar umlíquido vermelho. O liquido vermelho que sai pela pia entra pelo vidro ou vice-versa. Podemos chegar a um raciocínio no qual líquido vermelho derramado impregna o entorno da obra. Mas viria da pia oudo vidro?

A obra é, portanto, aberta a uma série de simbolismos e metáforas, desde a violência do sangue até conotações ideológicas, o que interessa ao artista nesta obra é oferecer uma...
tracking img