Estudo havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto e desenvolvimento do produto 

A HISTÓRIA

Tudo leva a crer que foi a Zori, típica sandália de dedo feita de palha de arroz e usada pelos agricultores japoneses, a real fonte deinspiração para a criação das sandálias Havaianas no dia 14 de junho de 1962 pela empresa Alpargatas São Paulo. Por essa razão, o solado das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dosmuitos detalhes que a torna inconfundível.

Um produto natural, 100% nacional e garantiam calçados duráveis, confortáveis e muito barato.

Eram astradicionais branquinhas com listras azuis; de visual simples e barato:

Em menos de um ano, a São Paulo Alpargatas fabricava mais de mil pares por dia, levando ao aparecimento de imitações pelaconcorrência a qual não contava com a qualidade das “legítimas”, “as únicas que não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras”. Durante trinta anos, o consumidor das sandálias havaianas, vendidas commais frequência em mercados de bairros, restringia-se a uma classe menos favorecida, sendo conhecida como chinelo de pobre. 

Havaianas é um dos casos de sucesso mais comentados no mundo dosnegócios. Fala-se da propaganda com celebridades, da mudança de posicionamento da marca e do aumento do portfólio. Mas se o chinelo de borracha é hoje o mais celebrado no mundo, deve isso a uma mudançaprofunda no Mix de Marketing da marca que superou a sua categoria e virou artigo de moda.
“As legítimas” começaram a ser fabricadas em 1962 pela Alpargatas. “Foi uma marca lançada para a classe média que,com o passar do tempo, todo mundo passou a usar e o resultado é que ela acabou se popularizando demais”,

Hoje a marca possui forte participação no mercado brasileiro de chinelos de borracha,comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a...
tracking img