Estudo exploratório de macrófitas áquaticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 95 (23605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL – MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL

Maria Fernanda Preussler de Souza Greco

ESTUDO EXPLORATÓRIO DE MACRÓFITAS ÁQUATICAS: POTENCIAL DE FITORREMEDIAÇÃO (N-NH3) E DE APROVEITAMENTO DE BIOMASSA

Santa Cruz do Sul, março de 2010

Maria Fernanda Preussler de Souza Greco

ESTUDO EXPLORATÓRIO DE MACRÓFITASÁQUATICAS: POTENCIAL DE FITORREMEDIAÇÃO (N-NH3) E DE APROVEITAMENTO DE BIOMASSA

Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado, Área de Concentração em Gestão e Tecnologia Ambiental, Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Tecnologia Ambiental.

Orientadora: Profª. Drª. Rosana de C. de S. SchneiderCo-orientador: Prof. Dr. Jair Putzke

Santa Cruz do Sul, março de 2010

Maria Fernanda Preussler de Souza Greco

ESTUDO EXPLORATÓRIO DE MACRÓFITAS ÁQUATICAS: POTENCIAL DE FITORREMEDIAÇÃO (N-NH3) E DE APROVEITAMENTO DE BIOMASSA

Esta dissertação foi submetida ao Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado, Área de Concentração em Gestão e Tecnologia Ambiental, Universidadede Santa Cruz do Sul- UNISC, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Tecnologia Ambiental.

_________________________________________ Prof. Ph.D. Gustavo Zúñiga Universidad de Santiago de Chile - USACH

__________________________________________ Prof. Dr. Ênio Leandro Machado Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

_________________________________________ Profª. Drª.Rosana de Cassia de Souza Schneider Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Orientadora

__________________________________________ Prof. Dr. Jair Putzke Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Co-orientador

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a DEUS, por me fazer existir, me dar saúde e proteção, e me permitir concluir mais esta etapa em minha vida. A minha orientadora Profª. Drª.Rosana de Cássia de Souza Schneider pelo incentivo, apoio e sobre tudo pelas grandes ideias e pela ajuda, ampliando meus caminhos e proporcionando-me novos conhecimentos. Agradeço também pela paciência e compreensão no decorrer deste trabalho. Ao meu co-orientador, Prof. Dr. Jair Putzke, por todo apoio, consideração e auxílio no desenvolvimento das pesquisas e na colaboração com as espéciestrabalhadas neste trabalho. Ao Prof. Dr. Ênio Leandro Machado por todo auxílio prestado na idealização e metodologias utilizadas neste trabalho. A CAPES, pelo apoio financeiro, na forma de bolsa modalidade II para a realização do mestrado no período de 02/2008 à 02/2010. Ao apoio do Engenheiro Ambiental Filipe Zerwes pela ajuda na instalação, operação e manutenção dos sistemas testados neste trabalho. Bemcomo ao Engenheiro Ambiental Guilherme Becker que fez parte da etapa I deste trabalho e das acadêmicas do curso de biologia Débora Frohlich e Eloisi Moraes e do curso de química Mateus Szarblewski pela parceria na realização das análises das amostras da etapa II. Outro agradecimento é para o Biólogo Pablo Gressler que foi fundamental na identificação das espécies de bactérias que se desenvolveramnos sistemas avaliados. Aos professores do Mestrado em Tecnologia Ambiental pela oportunidade de receber bolsa de estudos e por todos os incentivos e auxílios prestados no decorrer destes dois anos e a Raquel que sempre esteve disposta a ajudar, sempre prestativa, estendendo assim aos demais funcionárias do MTA. A Daniela Muller e aos demais bolsistas do Laboratório de Engenharia Ambiental e aLilian e aos demais bolsistas dos Laboratórios de Ensino de Química da UNISC por todo apoio e auxílio durante o desenvolvimento deste trabalho. Agradeço ao companheirismo e parceria de meus colegas de mestrado, pois tenho a certeza que amizades verdadeiras se formaram em nesta turma que foi muito unida.

5

Aos meus amigos que estiveram na torcida, através de estímulo, cooperação, compreensão...
tracking img