Estudo erva mate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE EAD – CONTAS NACIONAIS
Geovani de Oliveira Paranhos 191944
2) De acordo com o gráfico fica nítido que, embora o Brasil venha constatando um aumento em suas exportações de bens eserviços de saúde, o Brasil vem aumentando significativamente as suas importações no mesmo segmento, tendo alcançado no último ano da análise 12 milhões de reais. Uma constatação preocupante é a de que osaldo comercial (exportação – importação) do Brasil no segmento de bens e serviços em saúde é, ao longo do período analisado, negativo e vem ao longo dos últimos anos, aumentando significativamente,tendo superado em 2007 a marca 9 milhões de reais (negativos).
Se nenhuma medida macro prudencial for adotada, a tendência é de que o saldo negativo na balança comercial do segmento em questão venhaa atingir valores extremamente altos e o sistema de saúde brasileiro tenderá a entrar em colapso, tornando-se um setor altamente não financiável.

1) O gráfico 1 nos mostra a participação do valoradicionado de cada atividade do setor de saúde no ano de 2007 no Brasil. O maior valor adicionado é o de Saúde pública, com 32,5% do total, seguido pelo de Outras atividades com atenção à saúde (19,7%)e pelo de Comércio de produtos farmacêuticos médicos, ortopédicos e odontológicos (12,8%).
Segundo a tabela 4 constante no site do IBGE (Valor adicionado bruto a preços básicos, total eparticipação percentual, segundo as atividades - Brasil - 2005-2007) o valor adicionado pelas atividades de saúde foi de R$ 119,0 bilhões em 2006 e de R$ 137,9 bilhões em 2007 – o que corresponde a um crescimentode 15,8%. No caso do valor adicionado das atividades de saúde, em 2007, a variação de valor foi de 15,8%, mas 11,0% correspondem à variação média de preços. A variação de volume, portanto, foi de4,4%.
3) Os dois setores com maior número de ocupações são também os de maior valor adicionado: Saúde pública e Outras atividades relacionadas com atenção à saúde. A terceira atividade com mais...
tracking img