Estudo documental sobre publicações relacionadas à responsabilidade social corporativa nos enanpads de 1998 a 2004

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo documental sobre publicações relacionadas à Responsabilidade Social Corporativa nos ENANPADS de 1998 a 2004

Autores: Sarah Camargo Campos e Luis Carlos Queiroz de Alencar
Profa Dra Marcelle Colares

Resumo

O cenário atual evidencia a emergência de um posicionamento socialmente responsável nas organizações. E ao mesmo tempo em que sinaliza a preocupação com fatores sociais, procurapropiciar retorno à imagem institucional das corporações entre os quais os materiais que agregam valor ao desempenho. Neste contexto, o tema Responsabilidade Social Corporativa, tem sido considerado de relevância crescente na sociedade e nos meios acadêmicos. Este trabalho constitui-se de revisão bibliográfica das publicações nos ENANPADS de 1998 a 2004. Têm o objetivo de obter uma visão dasáreas que está sendo pesquisadas e divulgadas na academia, revelando um perfil crescente de estudos e pesquisas desenvolvidas sobre este assunto durante o período, além da verificação dos métodos, técnicas e bibliografia utilizados. A amostra utilizada foi intencional considerando as 56 publicações levantadas que tem como tema central a Responsabilidade Social Corporativa na qual verifica-se que aevolução existente quanto ao acréscimo de artigos publicados no ENAMPAD não acompanha a valorização que as corporações estão dispensando a este assunto.

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, pesquisa.

Introdução

As decisões e ações empresariais e de gestão ocorrem em um contexto social complexo e dinâmico, em que as pressões externas, acompanhadas pelo fácil acesso àinformação, exercem um papel cada vez mais destacável no mundo dos negócios. O desenvolvimento tecnológico, a introdução de inovações que permitem o transporte mais rápido de pessoas, bens e informações por distantes continentes, e a comunicação instantânea, contribui para que a sociedade olhe para dentro das empresas e as obrigue a administrar através de decisões e ações que irão contribuir para o bem-estare os interesses que vão além dos lucros dos acionistas.

Com este novo panorama, alteram-se os papeis dos Estados, das empresas e das pessoas, redefinindo a noção de cidadania. Com isso, surge um novo desafio. A empresa, que em fases diversas se posicionara como orientada para o produto, para o mercado e para o cliente, passa agora ser orientada para o social, tornando a responsabilidade socialparte integrante para o sucesso das organizações e de seus executivos. Tema que tem se tornado nos últimos anos, um assunto cada vez mais presente, não só, no mundo das empresas tornando-se uma variável importante na estratégia competitiva das empresas, como também, nos meios acadêmicos.
Nesse sentido, a complexidade contemporânea, contribui cada vez mais para a simbiose entre conceitos epráticas profissionais. Assim, a produção cientifica que constitui importante recurso para consolidação do conhecimento nas áreas de saber, está estreitamente vinculado não apenas à produção de novos conhecimentos, mas, sobretudo, à busca de sua aplicabilidade. No Brasil às universidades e os centros de pesquisa são os responsáveis pela produção de conhecimento. Dessa constatação surge nossoquestionamento: Como se encontra a produção cientifica a respeito do tema Responsabilidade Social Corporativa no fórum principal de debate acadêmico na área de Administração, Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração (ENANPAD)? Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo obter uma visão das áreas que as questões sociais das empresas, conceituada como Responsabilidade SocialCoorporativa estão sendo pesquisada e divulgada na academia, além da verificação das bibliografias utilizadas.Contudo é importante ressaltar que o presente trabalho apresenta uma abordagem quanto ao volume de trabalhos voltados à questão citada para verificarmos se a sua evolução é correspondente à consideração crescente que vem sendo dada a este assunto por parte da mídia e principalmente no...
tracking img