Estudo do uso do prince2 na complementação do pmbok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
DIOGO APARECIDO DA SILVA
KARINE NUNES
VALQUER DE SOUZA LEITE
VICTOR PAULINELLI

Estudo dO uso do Prince2 NA complementAÇÃO do pmbok EM gestão de projetos

São Paulo
2012

DIOGO APARECIDO DA SILVA
KARINE NUNES
VALQUER DE SOUZA LEITE
VICTOR PAULINELLI

Estudo dO USO Do Prince2 NA complementaÇÃO Do pmbok EM gestão de projetos

Trabalho de ConclusãoCurso apresentado como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Sistema de Informação da Universidade Anhembi Morumbi.

Orientadora Profa. Msc. Vanessa Cristina Lourenço

São Paulo
2012

DIOGO APARECIDO DA SILVA
KARINE NUNES
VALQUER DE SOUZA LEITE
VICTOR PAULINELLI

Estudo dO USO Do Prince2 NA complementaÇÃO Do pmbok EM gestão de projetos

Trabalho de Conclusão Cursoapresentado como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel em Sistema de Informação da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof.ª Vanessa Cristina Lourenço

Aprovado em


Prof.ª Msc. Vanessa Cristina Lourenço

Prof. Dr. Augusto Mendes

Prof. Msc. Emerson PaduanAGRADECIMENTOS
Primeiramente, gostaríamos de agradecer a nossos familiares, por todo o apoio prestado, financeiro e psicológico, para que fosse possível a conclusão deste trabalho.
Gostaríamos de agradecer a Prof.ª Vanessa Cristina, por todo o apoio e ajuda prestado, assim como aos professores que ao longo dos semestres, nos ajudaram em nossodesenvolvimento acadêmico. Eu que agradeço rsss
Á todos os citados, aos amigos, e a outras pessoas que contribuíram para a conclusão deste trabalho, o nosso “Muito Obrigado”.



RESUMO
Conforme a evolução da Tecnologia da Informação, conhecida pela sigla TI, cada vez mais se faz necessária uma gestão de projetos eficientes, para assim atingir os resultados esperados. Entre as váriasmetodologias frameworks disponíveis no mercado, foi abordado o uso do Projects IN Controlled Environments (PRINCE2) utilizado como complemento para o Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Ao adotar o Guia PMBOK ou outra metodologia de projetos, os riscos e chances de um projeto falhar se tornam menores, levando em consideração que existem pontos de atenção em todos os projetos, os quais dependendoda sua complexidade um único processo caso seja mal executado poderá resultar em uma perda significativa, sendo que o PMBOK mostra as melhores praticas a serem utilizadas e o PRINCE2 mostra como fazer um gerenciamento eficaz de projeto. Desta forma, o trabalho visa mostrar um estudo de como a união dos itens citados acima, pode tornar o gerenciamento de projetos mais eficiente.

PALAVRAS CHAVE:Metodologia. Projetos. PMBOK. PRINCE2.

ABSTRACT
As the Information Technology, knew as acronym I.T evolves, is even more necessary a effective management of projects, so to reach your expected results. Between all methodologies and frameworks available in the market, it was used the Projects IN Controlled Environments (PRINCE2) as the complement for the Project Management Body of Knowledge(PMBOK). By adopting a project methodology the chances of your project fail decreases, there are points of attention in all projects, depending on the complexity of your project, even one barely executed process can mean in a great loss, as the PMBOK shows the best practices to be used and the PRINCE2 shows how to efficiently manage a project. The paper shows the study of how the two can make theprojects management more efficient.

KEY WORDS: Methodology. Projects. PMBOK. PRINCE2.
LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Distribuição das áreas de conhecimento em grupo de processos 21
Figura 2: Grupos de processos 22
Figura 3: Áreas de conhecimento 23
Figura 4: Componentes PRINCE2 30
Figura 5: Pocessos PRINCE2 31
Figura 6: Fase do Business Case 35
Figura 7: Estrutura Organizacional de...
tracking img