Estudo do uso de microorganismos no tratamento de áreas contaminadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DO USO DE MICROORGANISMOS NO TRATAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

Virgínia Andrade de Sá
PROF. HELENA KAZUKO HASSEGAWA EZAWA
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Ambiental (GAM 0030) – Módulo II
Junho/2011

RESUMO

A biorremediação é uma técnica que vem alcançando importância mundial, uma vez que o aumento da atividade industrial está degradando cada vez maisos ecossistemas naturais existentes, fazendo-se necessário a criação de métodos que visem um desenvolvimento mais sustentável. Por esse motivo, o presente trabalho tem como finalidade apresentar de forma clara a técnica da biorremediação, demonstrando os principais benefícios desta técnica de populações microbianas, que consiste basicamente em remover ou reduzir as concentrações de poluentes noambiente aonde estes são encontrados através de microorganismos naturalmente presentes no subsolo (fungos, bactérias, etc.). Atualmente este método de remover concentrações de poluentes tem sido recomendado pela comunidade científica, devido ao fato de não causar poluição secundária, ou causar menos e por ser de mais baixo custo. São métodos que podem ser implantados em águas superficiais esubterrâneas, solos e efluentes industriais. Buscando demonstrar a importância desta técnica, foi utilizada a técnica de Pesquisa Documental, ou seja, foi um trabalho baseado em fontes de pesquisas tais como livros e acervos digitais.
Palavras-chave: Biorremediação, desenvolvimento sustentável, poluentes, microorganismos.

1 INTRODUÇÃO
A biorremediação surgiu como uma tecnologia alternativa deremediação de locais impactados com poluentes orgânicos e se baseia na utilização de populações microbianas que possuem a habilidade de modificar ou decompor determinados poluentes. Desde meados dos anos 90, as estratégias de biorremediação têm sido adotadas como uma maneira eficaz e de baixo custo para a remediação de solos e águas contaminadas, causando, ainda, menores distúrbios na superfície aser tratada. No entanto, esta técnica, tem se deparado com empecilhos relacionados à dificuldade de aplicação em solos impermeáveis ou que apresentem metais pesados em sua composição e à possibilidade de se gerar produtos intermediários nocivos.
Tendo o solo e a água como elementos essenciais a existência da vida humana, torna-se imprescindível a conservação destes, e quando isso não se fazpossível, devido à intensa atividade antropogênica, como, por exemplo, o derramamento de óleo e derivados, descarte de resíduos sólidos, esgotos industriais, deve-se utilizar técnicas que visem amenizar o desequilíbrio ecológico causado pela poluição e que reabilitem o local, possibilitando o uso futuro do solo em condições ambientalmente favoráveis.
Dessa forma, identificar os principaiselementos envoltos no tema, assim como os principais pontos passiveis a controvérsia, enfatizando a importância do estudo da referida temática, torna-se o objetivo principal do presente trabalho, o qual foi baseado em análise minuciosa de fontes de pesquisa tais como livros e acervos digitais.
2 BIORREMEDIAÇÃO
A biorremediação é a técnica que consiste na aplicação de processosbiodegradáveis no tratamento de resíduos para recuperar e regenerar ambientes (principalmente água e solo) que sofreram impactos negativos, mantendo o equilíbrio biológico em ecossistemas. Também é chamada de biotecnologia ambiental, por usar, de forma controlada, processos microbiológicos que ocorrem normalmente na natureza para remover poluentes. Especificamente, a biorremediação atua através da introdução deprocessos biológicos adicionais para a decomposição dos resíduos que favorecem e incrementam a velocidade do processo natural de degradação. A grande maioria dos compostos orgânicos conhecidos, de origem animal ou vegetal, bem como muitos agentes químicos tóxicos, podem ser biodegradáveis através de técnicas de biorremediação.
  Os microrganismos, agentes da biorremediação, estão...
tracking img