Estudo do texto mario sergio cortella

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

ESTUDO DO TEXTO DE MARIO SÉRGIO CORTELLA – DATA DE ENTREGA: 13/06/2012

(O texto faz parte da nossa programação e está disponível na pasta de Intr.à Pedagogia – 245)

PROF. NÁDIA MARIA SOARES SANDRINI

Reforçando o que já estudamos, definimos que a Pedagogia estuda a educação em qualquer ambiente social onde ocorra. Seu objeto deestudo é a ação educativa e seu compromisso é avançar na sistematização e no aprofundamento de uma teoria da educação mais abrangente. Não se pode falar de Pedagogia sem falar de educação. Assim tambémnão se pode falar em educação, sem falar em sociedade, pois, esta é um fato social que pode ser descrito, compreendido, analisado, investigado. E, é justamente a Pedagogia quem vai teorizar erefletir sistematicamente esses aspectos da educação e as suas relações com outros aspectos através de conceitos e proposições.

Portanto, a Pedagogia tem a responsabilidade de investigar osproblemas educativos, buscando através de conhecimentos cientificos, filosóficos e técnico profissionais, a explicação e formas de intervenção metodológica na atividade educativa que é responsável peloprocesso de trasmissão e apropriação dos saberes históricos e modos de agir.

Claro está a relação da Pedagogia com a construção do conhecimento e a escola, instituição socialmente organizadapara auxiliar na concretização deste fim. Com o objetivo de aprofundar nossas reflexões, buscamos em Mario Sérgio Cortella uma leitura complementar. Selecionamos de seu livro: “A escola e oconhecimento: fundamentos epistemológicos e politicos” (13.ed.-São Paulo:Cortez,2009) o capítulo “A escola e a construção do conhecimento”.

1) Leia o texto na íntegra e registre com suas palavras a ideiacentral, ou seja, do que nos fala Cortella.

2) Na pág. 89 e 90 do texto, em nota de rodapé, Cortella narra um diálogo travado com seu filho. Qual a sua opinião sobre este fato? O que chamou a...
tracking img