Estudo do scr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPERIÊNCIA N° 14: ESTUDO DO SCR


20/10/2011
Objetivo

A meta é conhecer o funcionamento do retificador SCR(Silicon Controlled Rectifier) que será aplicado em um determinado circuito.Introdução

SCR é um componente eletrônico de quatro camadas da família dos tiristores. Composto, geralmente, por três terminais, dois dos quais denominados anodo (A) e catodo (K), formamum diodo bipolar, e no terceiro terminal (que é usado para controle), denominado gatilho, se aplica um pulso que provoca o "disparo" do dispositivo.

Os SCR`s são dispositivos semicondutores cuja condição desentido direto é comandável através da aplicação de um pulso de corrente ao terminal de Porta (ou gate em inglês). A condução, uma vez iniciada se mantém mesmo na ausência do sinal no terminal de porta,até que a corrente que o atravessa caia abaixo de um determinado valor, o qual se denomina Corrente de Manutenção de Condução, em inglês Holding Current (IH).
Em sentido inverso, o SCR comporta-secomo um diodo normal. Os SCR's são empregados em  corrente alternada como retificadores controlados, e quando utilizados em corrente contínua comportam-se como chaves. O SCR é apenas um tipo detiristor, mas devido ao seu disseminado uso na indústria, muitas vezes os termos tiristor e SCR são confundidos.

MATERIAS UTILIZADOS

Para a realização do experimento foram utilizados os seguintesmateriais:
- Fonte de Alimentação Rizzi CC – Estabilizada;
- Resistor de 470Ω;
- Tiristor SCR;
- Lâmpada 2,2V;
- Placa de rede;
- Diodo.

Seqüência Experimental

Na experiência realizada, obtemosinformações que explicam o funcionamento do tiristor SCR, montando o circuito como mostrado a seguir na Figura 1:

Em seguida foi ligado a fonte e o interruptor e observado o que aconteceu. Apósfoi desligado e analisado o efeito. Por último foi diminuído a tensão da fonte até chegar a zero.

ANÁLISE

Podemos observar que ao ligarmos o interruptor e a corrente começa a passar pelo SCR...
tracking img