Estudo do reaproveitamento do cavaco de ferro fundido cinzento como carga em fornos à indução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM METALURGIA









ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DO CAVACO DE FERRO FUNDIDO CINZENTO COMO CARGA EM FORNOS À INDUÇÃO








Ademir Hamilton Linhares
Arnaldo Krone
Bruno Rodrigues de Lima
Dilceu Gessi Borges
Dorly Meurer
Rodrigo João Vieira
MT231
Trabalho Experimental - TEX
Orientador: ProfoMarcelo Antônio Ribeiro

JOINVILLE
NOVEMBRO/2011


























Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, pelo apoio recebido nos momentos de dificuldade e também pela compreensão nos momentos de ausência. Dedicamos também aos colegas de curso e professores e a todos que, de alguma forma, apoiaram-nos na elaboração domesmo.
AGRADECIMENTOS


Nossos agradecimentos ao professor Marcelo Antonio Ribeiro, que nos acompanhou em todo o projeto, com seus conhecimentos procurando nos ajudar em nossas dificuldades a cada encontro, para discussão das etapas do trabalho.
Agradecemos a Tupy, em especial, no setor da FUBlocos o senhor Almir Araújo, Coordenador e senhor Marcelo Wisniewski, líder e no setor deusinagem o senhor César e Dilço. Também aos demais líderes e aos nossos familiares, por compreender a nossa ausência no dia-a-dia.
Professor Marcelo, você com toda sua sabedoria, mostrou-nos que é possível.


























“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E porpensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acaba por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”
Dalai Lama
RESUMO


O cavaco de usinagem sempre foi uma matéria-prima com pouco aproveitamento, devido a sua umidade, originada pelo óleo de corte, o que coloca em risco o equipamento. Quando acarga não tem peso e consequentemente ela não desce, aumenta significativamente a temperatura do forno por falta de material. Junto a este problema, também o operador se coloca em risco tanto pela alta temperatura quanto pelo risco eminente de explosão. A empresa tem problemas com o volume deste material, utilizando nas cargas apenas 5% de tudo o que é produzido. O objetivo principal deste trabalhoexperimental é mostrar que é possível diminuir muitos dos problemas que o cavaco solto é para a empresa, como o volume, a umidade e os riscos para o equipamento e para o operador através da utilização de briquetes. Devido ao crescimento das usinagens hoje, vê-se uma necessidade de que as empresas façam o reaproveitamento deste material que é de boa qualidade, pois é um retorno de peças. Um grandedesafio é adequar o processo de tal modo que este material possa ser utilizado sem comprometer a composição química e os equipamentos envolvidos no processo. Com o surgimento das máquinas de briquetar torna-se viável seu total reaproveitamento em fornos de indução. Isso se mostrou perfeitamente apropriado após os experimentos feitos, pois ao jogar uma carga de briquetes no forno, esta carga foitotalmente fundida. Hoje, sabe-se que é possível reutilizar este material, na forma de briquetes, com muito mais eficiência do que o material solto, em forma de cavacos.

Palavras-chave: Ferro Fundido Cinzento, Cavaco de Usinagem, Briquete de Cavaco


LISTA DE FIGURAS

Figura 2.1: Ferro Fundido Branco 11
Figura 2.2: Ferro Fundido Nodular 12
Figura 2.3: Ferro Fundido Vermicular 13
Figura 2.4:Ferro Fundido Cinzento 14
Figura 2.5: Bloco de motor V8 6.7 litros 17
Figura 3.1: Exemplo de como se originam os cavacos 18
Figura 3.2: Amostra de cavaco de ferro fundido cinzento sem preparo 19
Figura 3.3: Briquetes 20
Figura 3.4: Máquina briquetadeira 21
Figura 4.1: Forno a canal ou de núcleo magnético 24
Figura 4.2: Forno a cadinho 25
Figura 4.3: Forno cubilo 26
Figura 5.1: Forno...
tracking img