Estudo do processo de transporte para redução de custo x tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LALT - LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES
UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FEC – 617 GERENCIA DE TRANSPORTES

ALEXANDRE MOYSES GUERRA
KÁTIA MARA SILVA
ODAIR JOSÉ
VICTOR HUGO THOMPSON FERNANDEZ

ESTUDO DO PROCESSO DE TRANSPORTE PARA REDUÇÃO DE CUSTO X TEMPO
SYNGENTA – BRASIL

Campinas, 2012
ESTUDO DO PROCESSO DE TRANSPORTE PARA REDUÇÃO DE CUSTO X TEMPOSYNGENTA – BRASIL

Introdução
Neste trabalho, temos como objetivo analisar os processos de transporte de um fertilizante líquido orgânico, do seu ponto de origem – Le Safre, Argentina, ao seu destino final – Cds satélites da empresa Syngenta Brasil e sugerir possíveis soluções com relação à melhoria do sistema, proporcionando redução de custos e tempo destas operações.
Será considerado nesseprocesso o sistema ex works, que consiste na responsabilidade do comprador (no caso empresa Syngenta) em retirar o produto e arcar com todos os custos de transporte, incluindo o desembaraço e demais processos e leis alfandegárias.

A Syngenta Brasil fez esse processo de retirada do fertilizante líquido orgânico uma única vez, em 2011, diretamente na Le Safre, Argentina. O processo foi através detransporte rodoviário de carga (TRC) até o Porto da Argentina. No porto local seguiu via transporte marítimo de carga (TMC) para o Porto de Santos, Brasil, onde foi feito o desembaraço da carga e entrega do produto via TRC na filial Syngenta, em Sumaré – SP, Brasil.
Nesse processo pioneiro, foram importados apenas aproximadamente 500tn do produto, para teste, que foram distribuídos pelas filiaisde acordo com demanda.

A idéia principal deste trabalho é criar um sistema de transporte enxuto, onde o produto siga do ponto de origem ao destino final, reduzindo principalmente o número de veículos utilizados, tempo de transporte e desembaraço, assim como diminuição dos custos gerados por estes processos.

Esse processo de transporte do fertilizante líquido orgânico, foi feito apenas umavez, não possui números reais de demanda e por isso ainda é considerado em teste pela empresa. Para o estudo do novo processo de transporte, será utilizado como base o fungicida, que é um produto já comercializado pela Syngenta, com demanda estável e base sólida para o nosso estudo.

1. Empresa
Como uma companhia mundial voltada ao agribusiness, a Syngenta está comprometida com a agriculturasustentável, contribuindo para o uso racional da terra para as futuras gerações.
Dentro dos próximos 20 anos, a população mundial aumentará em cerca de dois bilhões de pessoas. A demanda por calorias crescerá cada vez mais, a exemplo da dieta nos países em desenvolvimento onde o aumento do consumo de carnes é exponencial.

Em muitos países, a agricultura é limitada por terras não produtivas efalta de água. Assim, no futuro, os agricultores terão que produzir muito mais alimentos e ração com os mesmos recursos naturais de hoje. Ao mesmo tempo, eles continuarão a produzir cultivos para suprir necessidades para vestuário, a exemplo de fibras de algodão e para combustível, a exemplo do etanol. E a agricultura tem ainda o papel de proteger o meio ambiente ajudando, por exemplo, a reduzir aemissão de gases de feito estufa e preservar os habitats naturais dos desgastes do solo.
Isto significa que os agricultores devem aumentar a produtividade verticalmente, ou seja, por meio da quantidade de produção por hectare. Assim, nossos produtos desempenham um papel fundamental para possibilitar este futuro.

1.1. Trazendo o potencial das plantas para a vida
Em todo o mundo, nossoscientistas atuam com os cultivos próprios de suas condições locais e compartilham suas experiências numa rede global.

A Syngenta entende a linguagem das plantas e traz o seu potencial para a vida, como exemplo, proporciona maiores colheitas de milho nos Estados Unidos, soja mais vigorosa no Brasil, capacitando pequenos produtores a iniciarem o plantio de um cultivo extra, ajudando a melhorar sua...
tracking img