Estudo do parque municipal joaquim teodoro de oliveira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DO PARQUE MUNICIPAL
JOAQUIM TEODORO DE OLIVEIRA






















Campo Mourão, 09 de Outubro de 2012.
NAYANE DE ABREU SCHAMBERLAIN
RODRIGO GONÇALVES ALVES




















ESTUDO DO PARQUE MUNICIPAL
JOAQUIM TEODORO DE OLIVEIRA




Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR –Campo Mourão, como requisito parcial para obtenção da nota do 4° bimestre da disciplina de Ecologia I. Disciplina ministrada pela Prof. Dr. Nair Glória Massoquim do departamento de Geografia.















Campo Mourão, 09 de Outubro de 2012

TEMA
Estudo do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira

TÍTULO
Restauração do Parque Municipal Joaquim Teodoro de OliveiraRESUMO
O estudo do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira de Campo Mourão foi realizado com a intenção de apresentar os problemas ambientais e de mau uso do local. Por esse motivo dividimos a área em unidades de paisagem (UP’s). O intuito é contribuir com a conservação do meio ambiente através da sensibilização dos usuários do Parque do Lago. Neste sentido temos como objetivo averiguar adegradação causada pelo constante uso da população visitante menos esclarecida com relação aos danos ambientais. Outro ponto é constatar o impacto que isso trás e averiguar seus problemas. O método utilizado para a pesquisa foi o sistêmico, com procedimentos metodológicos em estudo de campo, uso de mapas, analises de quadros e imagem satélites.

INTRODUÇÃO
O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveirade Campo Mourão está localizado na porção sudeste da cidade, próximo à rodovia que vai para o Barreiro das Frutas, no Jardim Gutierrez. Foi inaugurado em 1971. Anteriormente o Rio do Campo, que forma o lago era utilizado apenas para captação de água para abastecimento público. Em 1987 o parque foi criado oficialmente pela lei 568/87 com uma área de quase 230.000 m², recebendo uma novarevitalização no ano de 1993, alterando sua área para 263.687,55 m². A região é área ecotonal entre a Floresta Estacional Semidecidual Montana e Floresta Ombrófila Mista Montana com enclave de Cerrado (PAROLIN et al., 2010). O Parque tem potencial turístico para a cidade de Campo Mourão e região, mas falta investimento para sua manutenção, ou seja, não recebe o devido valor. Este estudo tem como objetivoaveriguar as áreas degradadas e fazer uma proposta de melhorias no local, visando tanto à área turística quanto ambiental. A restauração é de fundamental importância para os visitantes, pois é um cartão postal da cidade, sendo muito freqüentado por aqueles que buscam atividades físicas, de lazer e recreação. No parque encontravam-se a sede do Centro de Referência em Educação Ambiental e Meio Ambiente –CREAMA e o Ecomuseu, construído em parceria com a SANEPAR no intuito de promover atividades de educação ambiental junto à rede de escolas do município e a população em geral, contudo, a CREAMA mudou-se do local apartir de 2008, e atualmente o Ecomuseu encontra-se desativado.

Localização do Parque [pic]

Referencial Teórico:
O Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, é um ambienteconstruído para o lazer, contato com a natureza, recreação, atividades físicas, entre outros. Contudo atualmente encontra-se bastante degradado, fato que vai contra os princípios de preservação ambiental. Segundo Bovo (2009), a importância de se manter as áreas verdes urbanas, é principalmente a de se trazer qualidade ambiental á população e a falta desse contato com áreas verdes afetam a sua qualidadede vida. Apesar de o ambiente encontrar-se em condições precárias, possui uma paisagem agradável, é bastante diversificada e ainda é uma das poucas opções de lazer em contato com a natureza que turistas e residentes podem desfrutar nesta região.

Metodologia:
A metodologia utilizada foi o estudo de campo com fotos do Parque adquiridas em aula de campo e mapa de satélite com divisão das...
tracking img