Estudo do método de elevação artificial, BPZ, em poços de petróleo da bacia do recôncavo baiano.

12471 palavras 50 páginas
Introdução
Atualmente, há uma grande demanda mundial de recursos energéticos e materiais para atender as necessidades da indústria mundial. Neste cenário, destaca-se o petróleo como o principal componente da matriz energética mundial, com 35 % de sua participação (World Energy Council, 2007) e, também, como uma das principais fontes de matéria-prima para a geração de produtos das mais variadas aplicações, como, por exemplo, plásticos, borrachas sintéticas, tintas, corantes, adesivos, solventes, explosivos, produtos farmacêuticos e cosméticos (Thomas et al., 2001).
Esta tendência global tem impulsionado grandes esforços voltados para o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias na indústria petrolífera. Uma das principais áreas destes estudos é a etapa de produção de petróleo, onde, por exemplo, buscam-se aumentar economicamente as eficiências de extração das quantidades de petróleo e gás disponíveis nos poços. (Gomez, 2008).
Quando os fluidos não conseguem alcançar a superfície de forma natural, faz-se necessário a utilização de uma suplementação da energia natural através de elevação artificial. Por exemplo, o pré-sal produz de forma surgente, porém, chegará um momento em que a energia do reservatório será insuficiente para elevar os fluidos até a superfície e será necessária a implementação de um método de elevação artificial de petróleo. (Souza, 2012).
Os processos de elevação artificial são uns dos grandes destaques desta área, já que estão implantados na maioria das unidades produtoras de petróleo existentes. No ano de 1998, as estatísticas já contabilizavam este tipo de mecanismo de elevação existente em 93% dos sistemas de produção de todo mundo (Alves e Camargo, 2006).
Os métodos de elevação artificial têm o objetivo de reduzir a pressão de fluxo no fundo do poço, aumentando assim o diferencial de pressão sobre o reservatório, de maneira que ele possa produzir a vazão esperada. Os métodos mais comuns na indústria de petróleo são: Bombeio Mecânico,

Relacionados