ESTUDO DO METABOLISMO DA MICROBIOTA RESIDENTE NA PELE: Staphyilococcus epidermides

2987 palavras 12 páginas
ESTUDO DO METABOLISMO DA MICROBIOTA RESIDENTE NA PELE: Staphyilococcus epidermides
INTRODUÇÃO

O organismo humano vem surpreendendo a ciência nos detalhes. Para encontrarmos nossas respostas cada vez mais surgem perguntas direcionadas ao corpo humano. O estudo da pele, pode nós surpreender com a quantidade de mistérios e respostas encontrados.
A pele é uma estrutura indispensável, formando uma barreira entre os órgãos internos e o ambiente externo, participando de muitas funções vitais no organismo. A pele íntegra é a primeira barreira de defesa contra a agressão e a lesão de tecidos subjacentes. Desempenha função de proteção do organismo contra a invasão de germes e corpos estranhos (Graziosi, Faustemori, 2000).
O ser humano depende de uma série de fatores para desempenhar todas as suas funções. Necessitamos de enzimas, proteínas, macro e micro moléculas, mas também precisamos de microrganismos, como as bactérias. As bactérias não são restritas a patogenias, existem bactérias que residem na pele, como uma espécie de relação simbiótica. A microbiota residente é composta de pequeno número de microrganismos presentes na superfície do extrato córneo, parte superior do folículo piloso e nas glândulas sebáceas, em um ponto profundo e de difícil eliminação (VIGLIOGLIA & RUBIN,1991). Em contrate, a microbiota transitória se encontra mais a cima da superfície da epiderme e são facilmente eliminadas com água e sabão.
As bactérias residentes se aproveitam de propriedades e nutrientes ofertados pela epiderme humana para sobreviverem e em troca distribuem vantagens para aquele que as retêm. Salvo em casos onde se pode tornar um patógeno oportunista, responsável por infecções. (Gu et al. 2005). O Staphylococcus epidermides é um dos principais microrganismos que desenvolvem um trabalho diferenciado na pele, alastrando a ela atributos próprios. As chamadas bactérias residentes são o foco deste trabalho, que visa alcançar todo o conhecimento sobre uma espécie específica,

Relacionados