Estudo do impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL




























ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL


ALUNO: Anomimo





Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Ciências do Ambiente, do curso de Engenharia, da Universidade anomima ministrado pelo professor anomimo














SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
1 TIPOS DE IMPACTO AMBIENTAL 5
1.1Principais Impactos 7
1.2 As Florestas Tropicais 7
1.3 Impactos ambientais em ecossistema agrícolas 10
1.4 Poluição com Agrotóxicos 10
1.5 Erosão 10
1.6 Combate à Erosão 11


2 REGRAS DE VISITAÇÃO EM AMBIENTES NATURAIS 12
2.1 Recomendações 12


3 IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE 15
3.1 Será que o Brasil Precisa de monte Belo? 15
3.2 Questão Ambiental 16
3.3 QuestãoCultural e Impactos da Obra Sobre Populações Indígenas 17
3.4 Polêmicas 18



CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20



INTRODUÇÃO

O que é impacto ambiental?

O meio ambiente tem grande importância na vida dos seres humanos. Dele extraímos os recursos para a nossa sobrevivência, como a água, comida (animais, vegetais). Sem falar de sua influência na economia, política, etc.Devido ao uso abusivo que estamos fazendo dele, várias conseqüências estão aparecendo como desertificação, causada pelo desmatamento, queimadas, extinção de espécies da fauna e da flora.



Algumas pessoas acham que o impacto ambiental refere-se só às coisas "naturais", mas não é bem assim. Segundo a legislação brasileira, impacto ambiental é:

“qualquer alteração daspropriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam:

I. a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
II. as atividades sociais e econômicas;
III. a biota;
IV. as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
V. a qualidade dos recursos ambientais.”(Resolução 001/86 – CONAMA).
1 TIPOS DE IMPACTO AMBIENTAL


Desde que os mais distantes antepassados do homem surgiram na terra, eles vêm transformando a natureza. Durante muitos séculos, o homem foi bastante submisso a natureza. Enquanto ele era caçador e coletor, sua ação sobre o meio ambiente restringia-se a interferência em algumas cadeias alimentares, ao caçar certos animais e colher certosvegetais para seu consumo. A utilização do fogo foi, talvez, a primeira grande descoberta realizada pelo homem, permitindo que ele se aquecesse nos dias mais frios e cozinhasse seus alimentos. Ainda assim, o impacto sobre o meio ambiente era muito reduzido.

Com o passar do tempo, alguns grupos humanos descobriram como cultivar alimento e como criar animais. Com a revolução agrícola, háaproximadamente 10.000 a.C, o impacto sobre a natureza começou a aumentar gradativamente, devido a derrubada das florestas em alguns lugares para permitir a pratica da agricultura e pecuária. Além disso, a derrubada de matas proporcionava madeira para a construção de abrigos mais confortáveis e para a obtenção de lenha. A partir de então, alguns impactos sobre o meio ambiente já começaram a se fazernotar: alterações em algumas cadeias alimentares, como resultado da extinção de espécies animais e vegetais; erosão do solo, como resultado de pratica agrícolas impróprias; poluição do ar, em alguns lugares, ela queima das florestas e da lenha; poluição do solo e da água, em pontos localizados, por excesso de matéria orgânica.

Outro importante resultado da revolução agrícola foi o surgimento dasprimeiras cidades, há mais ou menos 4.500 anos. A população humana passou a crescer num ritmo mais rápido do que até então.

Ao longo de séculos e séculos, os avanços técnicos foram muito lentos, assim como o crescimento populacional. Desde o surgimento do homem, a população mundial demorou mais de 200 mil anos para atingir os 170 milhões de habitantes, no inicio da era cristã. Depois,...
tracking img