Estudo do folclore no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Estudos de Folclore no Brasil

Maria Laura Cavalcanti, Myrian Lins de Barros, Luis Rodolfo Vihena, Marina de Mello e Souza

Este texto delineia questões preliminares acerca dos estudos de folclore no Brasil. A reflexão aconteceu nas décadas de 1930 a 1950, onde se propõe a examinar a construção desse campo de estudo a partir de suas categorias internas.Os autores determinam como “ estudo de folclore no pai” um conjunto de obras intelectuais r de iniciativas institucionais que começam por volta de 1870, na geração intelectual de Silvio Romero e chegam até 1960, que refere-se à criação da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (CDFB), ligada ao então Ministério da Educação e Cultura em 1958.

A análise da obra e da influencia detrês personagens caracteriza a descrição do período até 1945, são eles: Silvio Romero (1851-1914) que domina os primeiros passos destes estudos; Amadeu Amaral (1875-1929) e Mario de Andrade(1893-1945), representam tendências renovadoras no estudo do folclore.

Em 1947, a UNESCO organiza a Comissão Nacional de Folclore, onde no artigo reúnem as características comuns dos três autores citados. Asprincipais idéias nele constroem-se uma versão da historia dos estudos de folclore no país que tomamos como ponto de partida. O presente texto expressa uma primeira aproximação dessa área de estudos, procurando captá-la a partir de seus próprios referenciais.

O primeiro item indica a constituição do interesse pelo folclore no contexto europeu dos séculos XVIII e XIX, examinando brevementeas formulações dos antiquários e do romantismo, do qual os estudos de folclore no Brasil são herdeiros, estão entre as formas de conhecimento que indagam sobre a natureza peculiar do “ser” brasileiro.

Como nas demais áreas de conhecimento, a trajetória dos estudos de folclore na Brasil mantém relações com debates do contexto intelectual europeu. Os primeiro folcloristas brasileiros movem-sepor objetivos semelhantes aos de seus europeus, ambos são herdeiros das concepções e teorias forjadas pelos antiquários e pelo romantismo.

Os antiquários são os autores dos primeiros escritos que, a partir do século XVII, retratam os costumes populares. Abandonando aos poucos o seu isolamento inicial, eles organizam diversas sociedades especializadas no tema. A filiação existente entre osantiquários e os estudos de folclores revela-se o afã classificatório, o diletantismo, a valorização moral do popular. É necessário, contudo, ressaltar a complexidade do chamado “estudo de antiguidades”.

Arnaldo Momigliano distingue entre os estudos históricos propriamente ditos e os de antiguidades, também chamados de pesquisa erudita. Cada um deles tem fontes de pesquisa diferente, queresulta numa noção de temporalidade distinta. Os antiquários caracterizava-se pela coleta, pelo exame de documentos, moedas, monumentos, relatos tradicionais transmitidos oralmente, etc. Enquanto que os historiadores clássicos tinham como fonte os relatos literários. O historiador alemão E.Plater ainda caracterizaria o estudos das antiguidades como representantes de um passado sem cronologiaprecisa, índices de uma civilização ou de uma forma de vida desaparecida ou em vias de desaparecimento, o que para Ortiz despertava a chamada “nostalgia folclórica”

Dois outros traços são também importantes na caracterização dos antiquários: o diletantismo e sua atitude com relação aos costumes populares, seu “afã colecionador” liga-se, deste modo, ao fato de serem eles não só conhecedores mas“entusiastas”. Para os antiquários, o privilegio do contato direto com a realidade factual, acopla-se a atribuição de um valor moral ao objeto apreendido.

Nos séculos XVII e XVII, o prestigio dos antiquários ascende, entretanto, a partir do séc. XVII, quando a filosofia passa a informar o trabalho dos historiadores, os antiquários revelam-se cada vez mais “incapazes de refletir sobre os...
tracking img