Estudo do comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas
.............................................................................................................

1) FURADEIRA : O que motiva alguém a comprar uma furaderia pode ser o fator necessidade, quando a pessoa faz uso no trabalho, por hobby de montar ou consertar as coisas, ou pela simples vontade de sempre que precisar de uma furadeira, ter em casa, mesmo que o uso não sejaconstante.

SORVETE : O que motiva alguém a comprar um sorvete, pode ser o simples fato de querer tomar um sorvete, desejar tomar um sorvete ou o fator calor, com o objetivo de refrescância, tendo em vista que ao tomar um sorvete, a sensação que temos é de alívio, sempre ligamos o sorvete com o calor, com o objetivo de alivar o calor que estamos sentindo.

ROUPAS: O que motiva alguém a compraruma roupa pode ser o fator necessidade, muitas vezes por necessitar de um uniforme para o trabalho, ou pela vontade de ter aquela roupa, porque viu alguém usando aquela roupa e gostou, ou ainda comprar uma roupa para ser "aceito" em determinado grupo, comprar a marcar e não o produto.

ELETRODOMÉSTICO: O que motiva alguém a comprar um eletrodoméstico pode ser o fato de obter um maior confortoem relação aos serviços que fazemos em casa e que pode ser facilitado com o uso de algum eletrodoméstico, ou pelo desejo de ter algum eletrodoméstico, que hoje as empresas estão fazendo, é desenvolvendo produtos diferenciados, com cores, modelos diferentes, que despertem nas donas de casa o desejo de ter aquele modelo e não apenas só mais um eletrodoméstico. Ex: Brastemp - Linha Cereja.Conclusão

Hoje para comprarmos algo temos que ter a motivação, mas para ter esta motivação é necessário diagnosticar primeiramente se o produto que se vai adquirir ele é uma necessidade ou uma demanda.
E a tarefa principal é fazer que a necessidade de algo se torne desejo, quando falamos em sede, a necessidade é um copo com água, mas trabalha-se em cima disto e transforma-se em desejo tomar umaCoca Cola Gelada e se investe nisto.
Cultural
Na opinião de Kotler (1998, p. 162), “os fatores culturais exercem a mais ampla influência sobre o comportamento do consumidor”. O autor Dias (2004) define a cultura como valores e crenças passados de geração a geração e que são as determinantes mais básicas das necessidades e do comportamento de uma pessoa.
Os profissionais de marketingfreqüentemente usam as características culturais para segmentar os mercados globais e anunciar e vender os produtos para diferentes mercados. Por exemplo, o McDonald’s leva em consideração a comida e os hábitos alimentares de cada cultura. “A cultura tem um profundo efeito em como e porque as pessoas compram e consomem produtos e serviços. Ela afeta os produtos específicos que as pessoas compram, assim comoa estrutura de consumo, a tomada de decisão e comunicação na sociedade”. (BLACKWELL, MINIARD e ENGEL, 2005, p. 3).
Já as subculturas, segundo Kotler (1998) são divisões da cultura como, por exemplo, nacionalidade, religiões, grupos raciais e regiões geográficas. Desta forma, Dias (2004) acredita que as subculturas representam oportunidades de marketing, pois os clientes de cada segmento desejamver suas necessidades atendidas, com produtos e serviços específicos que considerem seus valores subculturais. O mesmo autor cita como exemplo os mercados subculturais de negros e hispânicos nos Estados Unidos, que abrangem segmentos com características demográficas, econômicas e sociais diferentes de outros grupos no país.
Social
Segundo Dias (2004, p. 59) “o comportamento do ser humano ébaseado na aprendizagem propiciada pela interação social entre as pessoas”. Além dos fatores culturais, o comportamento do consumidor é influenciado por fatores sociais como família, grupos de referência e posição social.
Muitos produtos são comprados por uma unidade familiar, assim como as decisões individuais de compra podem ser influenciadas por outros membros da família. De acordo com Kotler...
tracking img