Estudo do caso t3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARILENE AMARAL DE JESUS OLIVEIRA


UNIVERSIDADE SALGADO OLIVEIRAAFV3-ESTUDO DE CASO-T3










Tutora: Maria de Fátima Pereira





Salvador

2012
Segundo Piaget, odesenvolvimento se dá por estágios sucessivos.
“João Vitor tem 4 anos e este é seu segundo ano na escola de Educação Infantil. A professora da turma relata que o menino demonstra resistência em dividir osbrinquedos e em compreender e aceitar a opinião dos amigos”.
- Analisando o caso citado, identifique o estágio do desenvolvimento que João Vitor se encontra. Fundamente sua resposta explicando o comoocorre este processo.
João Vitor encontra-se na fase pré-operacional segundo Piaget.Nesta fase a criança acredita que tudo é seu ,que tudo fala é a única verdade e que tudo gira em torno dela.
Opensamento da criança é caracterizado como egocêntrico,ou seja não consegue assumir o papel ou ponto de vista do outro.Como ela não se coloca no lugar do outro não sente a necessidade de justificar seuraciocínio.Por este motivo que João não consegue dividir nada pois acredita que tudo lhe pertence. Que só existe o seu querer.
O egocentrismo se caracteriza, basicamente, por uma visão da realidadeque parte do próprio eu, isto é, a criança não concebe um mundo, uma situação da qual não faça parte, confunde-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos,sentimentos, etc.. O seu julgamento será altamente dependente da percepção imediata, e sujeito, portanto, a vários erros.
Vejamos:
O período pré-operacional, caracterizado na primeira infância, se estendedos 2
aos 7 anos. É neste período, simbólico, que a criança constrói imagens para formar classes intuitivas e séries intuitivas. Sendo que a formação dessas classes operatórias,não é concluída...
tracking img