Estudo do case unilever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A permanência da UNILEVER no mercado brasileiro e mundial se deu pela visão empreendedora de seus dirigentes, pela administração eficaz, pela percepção da necessidade de mudança, além da estratégiade comunicação adotada desde sua criação e da habilidade na gestão de marcas.
Com base no case do Grupo, pode-se perceber a transformação das necessidades dos clientes, ao longo do tempo, bem como apostura adotada pela empresa nos seus anos de atuação no mercado. Os consumidores, antes de 1970, eram tratados de maneira geral, não havia sedimentação de públicos, hábitos e necessidades. Fator essepercebido pela UNILEVER, com a introdução do sabão em pó, por exemplo, cujo propósito era facilitar os afazeres domésticos e também a produção do sabonete lifibuoy e do desodorante Axe (com foco nopublico jovem), com isso, é possível verificar que o Grupo percebeu as necessidades de seus clientes e evoluiu as suas estratégias de marketing e comunicação, trazendo produtos customizados epersonalizados para os consumidores.
Percebem-se os seguintes pontos fortes da atuação do Grupo, desde sua criação até os dias atuais: revitalização da empresa e de suas marcas; preocupação com embalagens quetornam a marca visível; atuação publicitária eficiente, com foco nos públicos estratégicos; investimento em comunicação; realização de promoções e premiações; preocupação com a responsabilidadesocial; ampliação de mercado; estratégias de marketing; fusão de grupos; investimento em importação; criação e desenvolvimento de produtos para públicos segmentados; percepção da necessidade de mudanças eabertura a inovação. Muitos dos fatores citados tornaram o Grupo competitivo e contribuíram para o seu sucesso no mercado mundial.
Outro aspecto relevante é a preocupação que a UNILEVER tem com asustentabilidade. A empresa defende que é preciso criar novas formas de pensar e fazer negócios. Busca-se aumentar os benefícios sociais decorrentes das atividades da empresa e, principalmente,...
tracking img