Estudo dirigindo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Cite, ao menos, três diferenças entre células procariontes e eucariontes:
As Procarióticas possuem uma organização primitiva.. não desenvolvidas.. Por exemplo.. O seu núcleo não é organizado em torno de uma membrana.. é "disperso" ao citoplasma....

Já as eucariontes, possuem eucarioteca, membrana que delimita a região do nucleo celular.. dessa forma essas células são mais desenvolvidas emquestão de organização celular..

2 - Defina a estrutura da membrana celular:
A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto asprocarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

3 – por que dizemos que amembrana celular é fluida?
Porque ela tem a capacidade de rearranjar suas estruturas (proteínas, lipídeos, açúcares) de modo a se tornar mais fluida ou mais resistente, mais porosa, ou mais compacta, de acordo com suas necessidades e condições do meio que a circunda..

4 –Quais são os tipos de lipídios presentes na membrana celular?
Existem 3 grandes classes de lipídeos que compõem a membranaplasmática: fosfolipídeos, esteróis e glicolípides, sendo que fosofolípides são os mais abundantes, via de regra.

5 – Quais são os tipos de proteínas presentes nas membranas?

Açúcares


Lipídios


Proteínas


6 - O que é o glicocálix?
É um envoltório, uma camada externa à membrana, presente em células animais, forma uma rede frouxa de carboidratos (os glicídios) que recobre amembrana plasmática. Protege a célula contra agressões físicas e químicas, retém nutrientes e enzimas e participa do reconhecimento inter-celular, uma vez que diferentes células possuem diferentes glicocálix e diferentes glicídios.

7 – Diferencie transporte passivo de transporte ativo:
Transporte ativo é o transporte em que há gasto de energia, enquanto que no transporte passivo não há gasto deenergia

8 – O que é osmose?
é o movimento do solvente (agua)de um meio hipotonico ou seja onde tem mais agua para o meio onde tem menos agua e mais soluto, hipertonico.
o mais facil de se entende

9 – Porque ocorre a osmose?
Osmose é a passagem de solvente através de uma membrana semipermeável, da solução de menor concentração para a de maior concentração, sem gasto energético, a fim deigualar as concentrações..

10 – O que é difusão?
A difusão molecular é o um fenômeno de transporte de matéria em que um soluto é transportado devido aos movimentos das moléculas de um fluido. Estes movimentos fazem com que, do ponto de vista macroscópico, seja transportado soluto das zonas de concentração mais elevada para as zonas de concentração mais baixa.

11 – dê um exemplo de osmose edifusão:
**A difusão simples é um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.
*Exemplo: Gases como oxigênio ou dióxido de carbono atravessam a membrana celular com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matrizlipídica desta membrana (oxigênio e dióxido de carbono são lipossolúveis

12 – Defina difusão facilitada e a diferencia da simples difusão:
A difusão simples é um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.Difusão facilitada é uma modalidade de difusão - transporte passivo, em que as moléculas atravessam a membrana celular com a assistência de uma proteína transportadora específica localizada em alguma membrana biológica. Assim, este tipo de difusão se diferencia dos demais uma vez que sua velocidade de difusão tende a uma velocidade máxima constante a medida que se aumenta aconcentração da...
tracking img