Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Psicologia – 2º Período



01- Cite o conceito de Teoria da Personalidade, incluindo o seu próprio.

R: A Teoria da Personalidade tem por objetivo organizar a personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e nova hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.Apersonalidade é campo da Psicologia que mais considera a pessoa na sua totalidade,como indivíduos e seres complexos.Do mesmo jeito que as pessoas compartilham muitas características e elas também se diferenciam em muitas outras.

02- A teoria da personalidade influenciou o desenvolvimento da psicologia? De que forma?

R: Sim.Nos os fatores genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais.


03-Descreva a proposta teórica da Metapsicologia, bem como a topologia da mesma.

R:Traz os princípios, os modelos teóricos e os conceitos fundamentais da clínica psicanalítica. É um método de abordagem de acordo com o qual todo processo mental é considerado em relação com três coordenadas: dinâmica, topográfica e econômica.
O ponto de vista dinâmico explica os fenômenos mentais como sendo o resultado dainteração e de contra-ação de forças mais ou menos antagônicas. A explicação dinâmica examina não só os fenômenos, mais também as forças que produzem os fenômenos. As pulsões são um tipo especial de fenômeno mental que força no sentido de descarga, experimentada como uma “energia urgente”.
O ponto de vista econômico considera a energia psíquica sob um ângulo quantitativo. Esse ponto de vistaeconômico se esforça em estudar como circula essa energia, como ela é investida e se reparte entre as diferentes instâncias, os diferentes objetos ou as diferentes representações.
O ponto de vista topográfico, Freud teoriza um psiquismo composto por dois grandes sistemas – inconsciente e pré-consciente/consciente. Onde ocorre um jogo de forças, entre os conteúdos reprimidos e os mecanismosrepressores. Como resultado desses conflitos há a produção das chamadas formações do inconsciente: sintomas, sonhos, lapsos e chistes.

04- Leia atentamente as passagens abaixo extraídas das obras completas de Freud:
• Os processos de pensamento mais complicados e mais perfeitos podem se desenvolver sem excitar a consciência. (Vol. IV)

• Deparamo-nos com algo no próprio ego que é tambéminconsciente, que se comporta exatamente como o reprimido – isto é, que produz efeitos poderosos sem ele próprio ser consciente e que exige um trabalho especial antes de poder ser tornado consciente. (Vol. XIX)

• Com a atividade sexual dos primeiros anos de infância também foi reconhecida a constituição herdada do indivíduo. A disposição e a experiência estão aqui ligadas numa unidade etiológicaindissolúvel, pois a disposição exagera impressões - que de outra forma teriam sido inteiramente comuns e não teriam nenhum efeito -, de modo a transformá-las em traumas que dão margem a estímulos e fixações; por outro lado, as experiências despertam fatores na disposição que, sem elas, poderiam ter ficado adormecidos por muito tempo e talvez nunca se desenvolvessem. (Vol. XIV)


R: O Inconsciente paraFreud é tudo aquilo que reprimimos.Quando temos alguns desejos e prazeres que para nossa consciência,são insuportáveis nós simplesmente os escondemos no porão do inconsciente. O Ego controla nossas ações mas não anula,nossas vontades e desejos,eles passam primeiro pelo inconsciente para depois passar para o consciente. Os desejos reprimidos podem ser fruto de algum conflito de ordem sexual que podemser destacadas na infância, é na infância que estão as experiências traumáticas.

05- Descreva a primeira e a segunda tópica freudiana. Explique a relação existente entre elas.

1ª Tópica: Inconsciente, Pré- consciente e Consciente.
O Consciente: É a função do sistema percepção-consciência. Recebe tanto as informações do mundo exterior quanto do mundo interior.Está localizado na...
tracking img