Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA
ECD 232- CIÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Nome: Júlia Maciel de Souza AraújoMat.; 67148


ESTUDO DIRIGIDO 1 – 3,0 pontos

Com base nos textos da Primeira Unidade, responda:

1. De acordo com o Capítulo I: O Senso Comum e a Ciênciado livro Filosofia da Ciência: Introdução ao Jogo e as suas Regras, de Rubens Alves, como você definiria senso comum?

R: Senso comum é a compreensão das coisas através de experiências vividas eouvidas no dia-a-dia, que engloba costumes, hábitos, tradições, normas entre outros.

2. Discorra: “Ser bom em ciência, como ser bom no senso comum, não é saber soluções e respostas já dadas.Estas podem muito bem ser encontradas em livros e receituários. Ser bom em ciência e no senso comum é ser capaz de inventar soluções”.

R: Essa frase revela que quando uma pessoa já sabe as soluções eas respostas são consideradas mendigos permanentes, por que sempre vai copiando sem o interrese de descobrir novas soluções. Já as pessoas que pessoas que aprendem a inventar soluções são capazes deaprender novas maneiras de sobrevivência.

3. O que significa dizer que o conhecimento só ocorre em situações- problema?

R: Significa dizer que só quando há problemas é que pensamos eusufruímos nas situações.


4. Ao defender que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida, Paul B. Baltes identifica essa abordagem constituída dos seguintes princípios fundamentais: “odesenvolvimento é vitalício, depende de história e contexto, é multidimensional, é flexível ou plástico”. O que isso significa?

R: Significa que cada período do tempo de vida é influenciado pelo que aconteceue irá acontecer. Sendo que cada período tem suas características próprias. É que cada pessoa não apenas respondem a seus ambientes físicos e sociais, mais também interagem com eles e os mudam. É o...
tracking img