Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO

Leia atentamente o capítulo A Ciência da Psicologia dos autores Charles G. Morris e Albert A. Maisto e responda as seguintes questões:

1) De maneira geral, defina a Psicologia e qual o interesse dos psicólogos.
Psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. Psicólogos podem estudar tanto os comportamentos ditos “anormais” comotodos aqueles que estão presentes nas ações humanas em geral.
2) Dentre os campos de pesquisa e atuação apresentados pelo autor (Desenvolvimento/Fisiologia/Experimental/Personalidade/Clínica/Social/Indus¬trial) quais chamaram mais sua atenção? Por que e qual a relação com seu futuro campo de atuação? Psicologia Social e Jurídica. Porque a Psicologia Social busca descobrirde que modo as pessoas influenciam-se mutuamente em termos de pensamentos ações e sentimentos, como as atitudes são formadas e modificadas, o preconceito, a vergonha, a humilhação social, se o nosso comportamento é o mesmo independente de estarmos sozinhos ou em grupos.
E quanto à Psicologia Jurídica, é o campo de interface com o direito onde são desenvolvidas atividades mediadas pordispositivos jurídicos. Nela o profissional pode trabalhar com diagnósticos, prognósticos, orientação e pesquisa.
Estes campos de pesquisa da Psicologia guardam relação com o Direito porque este como ciência social, deve utilizar-se dos conhecimentos da Psicologia nestas áreas, para maior eficácia na sua aplicação.
3) Explique quais questões articulam as pesquisas em Psicologia, fazendo com queconcebamos uma unidade na Psicologia:
As questões permanentes que envolvem todos os psicólogos, independente da atividade que desenvolvam, e que mantêm a unidade da ciência psicológica são as seguintes:
1) Pessoa-situação: o comportamento é mais influenciado pelos processos internos às pessoas: emoções, motivações valores, personalidade, genes, etc, ou é causado por fatores externos –incentivos, tipo de ambiente, presenças de outras pessoas? A Questão é: seríamos senhores do nosso destino ou víimas das circunstâncias?
2) Natureza-criação: a pessoa que sou é decorrência de tendências inatas – algo que é herdado, genético - ou um reflexo de minhas experiências e da maneira como sou educado? Os psicólogos discutem o grau de influência que a hereditariedade tem sobre nosso comportamento, em comparação à influência do ambiente e das experiências de vida.
3) Estabilidade-mudança: o que sou na infância é o que sou na vida adulta? As nossas características pessoais são fixas ou mudam de maneira previsível – ou imprevisível – ao longo da vida?
4) Diversidade-universalidade: até que ponto somos: iguais a qualquer outro, iguais a alguns, iguais a ninguém. A questão da diversidadehumana é a principal preocupação dos psicólogos e possivelmente um dos focos de conflito com a ciência do Direito.
5) Mente-corpo: qual a relação entre nossas experiências internas e nossos processos biológicos. De que maneiras mente-corpo estão conectados.
4) Quais os critérios usados para definir a Psicologia como ciência?
A Psicologia é uma ciência porque, como outras, se baseia nométodo científico quando busca respostas para suas perguntas.
Isso significa que psicólogos coletam dados por meio da observação cuidadosa e sistemática; tentam explicar o que observam por meio do desenvolvimento de teorias, fazem novas previsões – hipóteses – com base nessas teorias e, então testam sistematicamente tais previsões por meio de observações e experimentos adicionais, a fim dedeterminar se estão corretos. Assim, como todos cientistas, os psicólogos utilizam o método científico para descrever, compreender e prever os assuntos da sua área de conhecimento.
5 ) Caracterize os sistemas psicológicos divergentes que marcam o aparecimento da Psicologia como ciência:
A Psicologia nasceu em 1879, com a criação do primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig,...
tracking img