Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido

1. Apresente algumas características do sistema capitalista, segundo discutido em sala.

R: O capitalismo tem como características a propriedade privada dos meios de produção, acumulação do capital (o lucro) e a livre concorrência. Porém a mais ressaltada é a da acumulação do capital.

2. Pertinente a obra de Max Weber, como é possível interpretar o modo de vida "ascética"segundo o puritanismo inglês no séc. XVII?

R: O ascetismo ou asceticismo é uma filosofia de vida na qual são refreados os prazeres mundanos, onde se propõem a austeridade. Aquelas que praticam um estilo de vida austero definem suas praticas como virtuosa e perseguem o objetivo de adquirir uma grande espiritualidade. Muitos ascéticos acreditam que a purificação do corpo ajuda a purificação daalma, e de fato a obter a compreensão de uma divindade ou encontrar a paz interior.



3. Procure expressar sua compreensão acerca do "espírito do capitalismo", segundo Weber.


R: O homem capitalista tende a se basear, resumidamente, para enriquecer, em dois fatores: Tentar acumular a maior quantidade de riqueza possível e gastar a menor quantidade, pois dessa forma retém mais riqueza a sipróprio.

4. Argumente como a "teoria da predestinação", conforme o puritanismo, contribuiu teologicamente para justificar a exploração burguesa sobre o operariado inglês, sobretudo no século XVIII.

R: “A Teoria da Predestinação” considerava que existiam alguns indícios que poderiam mostrar quem Deus havia escolhido: a dedicação ao trabalho, o progresso e a acumulação de capitais. Desta formaa burguesia “pregava” que a salvação estava no lucro e no trabalho e, que o homem já nasce predestinado à salvação ou condenação eterna e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho.

5. Pertinente a Adam Smith, qual é a lei natural que rege a economia e qual sua concepção acerca das atribuições governamentais?

R: Segundo Adam Smith lei que regia no momento era a leida oferta e da procura. A sua concepção sobre as atribuições governamentais era preservar a paz, proteger a propriedade, e não interferir.

6. Procure explicar, segundo Thomas Malthus, a relação entre demografia e pobreza.

R: Segundo Thomas Malthus a humanidade padeceria pela escassez de alimentos, uma vez que a população cresce geometricamente em relação à produção que cresce aritmeticamentee que um dia haveria mais bocas do que comida para alimentá-las.



7. Para Malthus, o que seria o chamado "controle moral" e de que forma ele contribuiu para os interesses capitalistas burgueses?

R: O chamado controle moral seria manter a virtude com menos sexo e conseqüentemente menos filhos. Para remediar tais problemas, Malthus sustentou que o mais prudente era estimular os gastos porparte dos ricos e do Estado. Malthus mostrou que uma estratégia adequada consistiria em construir estradas e outras obras públicas; proprietários de terras poderiam contratar pessoas para construir, melhorar e embelezar suas propriedades. Por isso argumentou que, para remediar a possibilidade de uma superprodução, uma solução seria manter as receitas dos proprietários de terras, pois estesdesempenhavam a função socialmente destacável de gastar suas rendas em consumo supérfluo e, ao fazê-lo, contribuíam para manter o nível de demanda agregada.


8. Explique a chamada "lei férrea dos salários", segundo David Ricardo.

R: David Ricardo defendia que o preço natural tanto do trabalho como dos alimentos deveriam andar juntos, subir ou cair conforme o mercado. Essa teoria penalizava ostrabalhadores, más justificava os ricos proprietários e industriais a exploração que exerciam sobre os trabalhadores, porque se houvesse compaixão, aumentando os salários, ou com a ajuda do estado, seriam criadas expectativas, e rendas em curto prazo, o que levaria ao crescimento da população e faltaria alimentos e cresceria a miséria

9. Justifique a seguinte afirmação de J. E. Cairnes, proferida...
tracking img