Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido- Genética. Prof ª Patrícia



TEXTO 1- Leia o texto abaixo e responda as questões:

Técnica contra doença genética cria embrião com duas mães

Uma criança com duas mães e um pai? Sim, é possível, mostraram cientistas ingleses. Em laboratório, eles criaram embriões humanos que carregam DNA de três pessoas diferentes --o objetivo é reduzir o risco de doenças genéticas. Otrabalho, porém, levanta questões sobre ética no laboratório.

O que os pesquisadores fizeram primeiro foi tirar os cromossomos do núcleo de um óvulo fecundado e injetar nele o material genético de outro. Ou seja, trocaram os pais que deram origem àquele DNA.

Mas a mitocôndria, que é a responsável pela produção de energia nas células, foi mantida intacta. Como essa organela celular tambémcarrega DNA (um fração pequena, mas não inexistente: cerca de 0,2% do material genético de uma pessoa), agora o zigoto tinha genes originários de três pessoas --duas no núcleo e uma na mitocôndria.

Como o DNA mitocondrial sempre vem da mãe, é como se a criança tivesse um pai e duas mães. Apesar de carregar essa porcentagem pequena dos genes em uma célula, várias doenças estão ligadas a mutações noDNA mitocondrial, então essa técnica pode fazer com que sejam evitadas. Entre elas, alguns tipos de cegueira, más-formações do coração e do fígado, diabetes e problemas mentais.

A técnica poderia ser usada em tratamentos de fertilização in vitro para mulheres com casos de doenças ligadas ao DNA mitocondrial na família. (...)

Os cientistas terão, então, de encarar um debate ético sobre aengenharia genética humana antes de poder levar a técnica para a clínica.

Uma das questões envolve a noção de paternidade. O doador do DNA mitocondrial pode reivindicar que seu sobrenome seja incluído na certidão de nascimento da criança? Outra, maior, se refere ao fato de que os cientistas não sabem quais podem ser as consequências de alguém viver com mitocôndrias totalmente estranhas ao resto doDNA. (...)

(texto retirado de: www1.folha.uol.com.br/folha/ciência)

1-Sabe-se que o DNA mitocondrial sempre vem da mãe, isso ocorre porque:

a) não existem no sexo masculino, portanto, não são repassadas.

b) aquelas, repassadas pelo espermatozóide, não apresentam capacidade de duplicação no embrião.

c) sofrem mutações em cada indivíduo, perdendo o alelo Y e mantendo somente oalelo X.

d) aquelas, oriundas do espermatozóide, não realizam suas funções no embrião e são descartadas pelo corpo.

e) aquelas, oriundas do pai, são perdidas juntamente com a cauda e a peça intermediária do espermatozóide, no momento da fecundação.




2- Qual o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula?

a) Conter informações para a síntese de enzimas mitocondriais.b) Fornecer informações para proteínas envolvidas na contração mitocondrial, durante a respiração celular.

c) Fornecer energia à célula pelo ciclo de Krebs.

d) Conter informações para a síntese de enzimas da via glicolítica.

e) Fornecer informações para a duplicação do DNA nuclear.




3-Em 1953 os pesquisadores Watson e Crick estabeleceram a estrutura em dupla héliceda molécula de DNA, que é composta por sequências lineares de nucleotídeos pareados entre si. Dada a seqüência abaixo, que representa uma parte de umas das fitas de uma molécula de DNA, complete com a sequência da fita complementar permitindo o exato pareamento das bases nitrogenadas, e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta: G-A-T-C-G-A-A-T-A-C-C-G-T

a)C-U-A-G-C-U-U-A-U-G-G-C-A.

b) C-G-A-G-C-T-T-A-T-G-G-C-T.

c) T-G-C-C-A-T-A-A-G-C-T-A-G.

d) C-T-A-G-C-T-T-A-T-G-G-C-A.

4- (UFRGS/2003) Considere as seguintes afirmações sobre alguns conceitos fundamentais utilizados em genética:

I - Alelo recessivo é aquele inibido pela ação de outro alelo, denominado dominante.

II - Cromossomos homólogos são os que apresentam...
tracking img