Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

Disciplina: Cultura e Clima Organizacional
Professora: Bárbara T. de Carvalho
Aluna: Crislane Mascarenhas

Estudo Dirigido

Assista ao filme “Ó Pai, ó”, de Monique Gardenberg, e identifique cenas ilustrativas dos traços atribuídos a nossa “brasilidade” e a nossa “baianidade”.

1 “BRASILIDADE” Traços Característicos e ExemplificaçãoHeterogeneidade / Diversidade

* O cortiço no pelourinho no último dia de carnaval, onde moram diversos "tipos" de Salvador. Um travesti, uma cobiçada dançarina recém-chegada, um pintor bom caráter, um aleijado, a lésbica boa-praça dona de um bar, a filha da terra que recentemente voltou do exterior, o bissexual garanhão e alguns outros menos cotados como a maravilhosa cantora Virginia Rodrigues fazendouma pontinha como a Beyoncé da Bahia. A cena de Roque cantando, um rapaz charmoso, de bom coração, poeta, informado e politizado. Seu sonho é se tornar cantor famoso, mas para ganhar a vida tem uma oficina de pintura afro.
* A dança no bar da Neusão, Sapatona arretada, está sempre envolvida com as histórias dos moradores do cortiço, que freqüentam seu bar e a tomam por confidente. Devido àamizade que nutre por todos, vende fiado e vive com problemas de caixa.
* A fila no cortiço de dona Joana para tomar banho.
-------------------------------------------------

Cordialidade e preferência por relacionamentos pessoais afetivos

* A cordialidade está simbolizada na recepção prestada a Psilene ao chegar da Suíça como se fosse uma verdadeira turista chegando à sua própriaterra, e a preferência da mesma por seus relacionamentos pessoais afetivos.
-------------------------------------------------

Valorização da família/ Paternalismo

* O paternalismo é visto na dominação política e econômica personificada no comerciante Jerônimo, que se faz de amigo dos moradores, mas que deseja a todo custo banir a “sujeira” que incomoda os turistas. Ele vive pedindo a proteçãode um guarda, que é um policial fazendo um “bico”, que lhe deve dinheiro e é responsável por “ dar um susto”, assassinando os filhos de Dona Joana, mostrando assim a corrupção que existe dentro da polícia. Em Ó Pai, Ó é possível ver através das visitas que o pastor da igreja faz a casa de dona Joana levando o recibo da doação já preenchido, o que não configura uma ação espontânea, mas sim algoimposto. Sobre a valorização da família, de um lado D. Joana sozinha procura criar Cosme e Damião de forma rígida e acaba perdendo sua única família “sanguínea” que precisavam mostrar os dois lados da moeda, que ilustra bem as vidas dos meninos que peregrinam as ruas do Pelourinho. Um desses lados é o do abandono e marginalização da infância. De outro, Psilene contempla piedosa e melancólica, masnão obstante com um olhar denunciando igualmente culpa, o sono das crianças adotadas pela irmã, mostra a desestruturação familiar doméstica e até para a iminência de uma tragédia social.
-------------------------------------------------

Esperança/otimismo

* O filme retrata a realidade do carnaval e do Pelourinho onde há sim, muita alegria, mas também muita violência e miséria. Povo queapesar de toda a miséria e dificuldade, continua sonhando e lutando por uma vida melhor. Rir e chorar faz parte do cotidiano do povo baiano, que diante dos problemas nunca se esquece do carnaval, da alegria de apagar por alguns instantes tanta desigualdade, pobreza, simplesmente fantasiar-se e cair na gandaia. A moça que sai da sua cidade para o exterior na esperança de uma realidade menos dolorida.-------------------------------------------------

Malandragem e jeitinho brasileiro

* Cosme e Damião os filhos de Dona Joana, tapeiam a mãe o tempo inteiro dizendo que está indo à igreja quando na verdade está indo para as ruas. Reginaldo o taxista é aquele típico malandro que só se dá mal, que amalgama as características do tal espírito baiano num só corpo. É casado com Maria, com...
tracking img