Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Florestal
Disciplina: Manejo e Administração de Áreas Silvestres (165344)
Professor: Reuber Brandão
Aluna: Mikaela

Estudo Dirigido 1

Questão 1) Quais os objetivos das unidades de conservação dos dois diferentes grupos (proteção integral e uso sustentável)? Quais são as unidades de conservação do SistemaNacional de Unidades de Conservação (SNUC) e os objetivos de cada uma? Existem unidades com redundância de objetivos? Justifique.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza foi instituído pela Lei 9.985 de 18 de julho 2000. As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos:

• Unidades de Proteção Integral, cujo objetivo básico é preservar a natureza,sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na Lei 9.985/2000;
• Unidades de uso sustentável, cujo objetivo básico é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:
I -Estação Ecológica, cujo objetivo é a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.
II - Reserva Biológica que tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessáriaspara recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
III - Parque Nacional que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato coma natureza e de turismo ecológico.
IV - Monumento Natural que tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
V - Refúgio de Vida Silvestre que tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

O grupo dasUnidades de Uso Sustentável é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:
I - Área de Proteção Ambiental que tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
II - Área de Relevante Interesse Ecológico que tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importânciaregional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
III - Floresta Nacional que tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
IV - Reserva Extrativista que tem como objetivos básicos protegeros meios de vida e a cultura das populações extrativistas tradicionais, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.
V - Reserva de Fauna é uma área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.
VI – Reserva deDesenvolvimento Sustentável é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.
VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural é...
tracking img