Estudo dirigido - tratamento de efluentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MUNDO NOVO
Tecnologia Em Gestão Ambiental


[pic]







Tratamento de Efluentes: Estudo Dirigido













Acadêmico: Sérgio Luiz SalvadoriMundo Novo/MS 2012



TRATAMENTO DE EFLUENTES

ESTUDO DIRIGIDO

1) O que é Passivo Ambiental e o que representa para as empresas?
R) Para a contabilidade o passivo é qualquer obrigação da empresa para com terceiros que deve ser reconhecida mesmo se não houver cobrança formal ou legal.
Assim, passivo ambiental pode ser definido comoqualquer obrigação da empresa relativa aos danos ambientais causados por ela, uma vez que a empresa é a responsável pelas conseqüências destes danos na sociedade e no meio ambiente.
Na prática, o passivo ambiental corresponde ao valor referente aos custos com a manipulação e tratamento de áreas contaminadas. Por exemplo; resíduos, multas e outros custos advindos da não observância da legislaçãoambiental e de cuidados com o meio ambiente, assim como os custos relacionados ao atendimento das normas e certificações, incluindo, segundo algumas definições, a responsabilidade pela preservação de unidades de conservação (embora possa parecer contraditório), e o próprio dano físico causado (como um rio poluído, uma erosão, etc.). Enfim, passivo ambiental é igual à obrigação e custos.
Para asempresas o passivo ambiental representa risco financeiro, além de custos para manutenção, e a redução do patrimônio líquido de forma que, empresas que possuem um passivo ambiental muito alto acabam perdendo valor no mercado e lucratividade. Assim, o passivo ambiental tem sido um tema que cada vez mais tem recebido a atenção das empresas tendo sido criadas diversas ferramentas para gerenciá-lo deacordo com o tipo de passivo ambiental que a empresa possui.
2) Quais são as funções do Engenheiro Ambiental em uma empresa?
R) A principal função do Engenheiro Ambiental é cuidar do controle ambiental das atividades humanas, ajudando a preservar os recursos ambientais tais como a água, o solo, o ar, a vegetação e a fauna.
Sempre que um novo empreendimento industrial vai ser instalado, énecessário o trabalho de engenharia ambiental para realizar estudos de impacto ambiental ( buscando minimizá-lo ).
O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original.
3) Como a água pode ser contaminada após o seu uso doméstico ou industrial? Qual a diferençaentre efluente industrial e esgoto sanitário?
R) Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Conforme o uso predominante: comercial, industrial ou doméstico essas águas apresentarão características diferentes e são genericamente designadas de águas residuais (ou águas servidas).
O esgoto (também chamado de águasservidas) pode ser de vários tipos: sanitário (água usada para fins higiênicos e industriais), sépticos (em fase de putrefação), pluviais (águas pluviais), combinado (sanitário + pluvial), cru (sem tratamento), fresco (recente, ainda com oxigênio livre).

Existem soluções para a retirada do esgoto e dos dejetos, havendo ou não água encanada. Existem três tipos de sistemas de esgotos:

• Sistemaunitário: é a coleta dos esgotos pluviais, domésticos e industriais em um único coletor. Tem custo de implantação elevado, assim como o tratamento também é caro.

• Sistema separador: os esgotos domésticos e industriais ficam separados do esgoto pluvial. É o usado no Brasil. O custo de implantação é menor, pois as águas pluviais não são tão prejudiciais quanto o esgoto doméstico, que tem...
tracking img