ESTUDO DIRIGIDO TEXTO 1 A FORMACAO E A PROFISSAO PROFESSOR

3697 palavras 15 páginas
A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO PROFESSOR NA SOCIEDADE MODERNA
Profa. Dra. Maria Delourdes Maciel (2010)

ESTUDO DIRIGIDO

Aluno(a)_________________________________________________RGM_________
Aluno(a)_________________________________________________RGM_________
Aluno(a)_________________________________________________RGM_________
Aluno(a)_________________________________________________RGM_________

Neste texto Maciel (2010) refere-se à profissão docente dizendo que “Falar da profissão professor é falar da nossa opção profissional, opção esta que traz em si, o modo pelo qual optamos estar no mundo e viver a própria vida”. Para falar da formação e da profissão docente na sociedade moderna, a autora reporta-se a vários autores contemporâneos que trabalham com o tema e com os quais ela vem trabalhando nos últimos anos em algumas de suas pesquisas. Retome a leitura deste texto para realizar este estudo dirigido:
1. Em pesquisa realizada por Maciel (2006) com formadores de professores (professores de graduação e de pós-graduação em cursos de formação docente), cujo objetivo era investigar suas concepções sobre a formação e a profissão docente, a autora encontrou um número razoável de formadores que ainda não incorporaram à sua prática profissional docente essa característica, ou seja, ______________ para a docência. Este fato está diretamente relacionado com as concepções de _____________e a relação que estabelecem entre ____________ e _________________________.
2. Sabe-se que processo de formação docente deve ______________ os professores, de qualquer área de ensino, para um trabalho profissional que não é unicamente ______________, ainda que seja esta sua atividade principal. Nos tempos atuais, cada vez mais os professores têm sido chamados a realizar diversos outros trabalhos ___________________ em colaboração com outros profissionais. Sobre a formação docente, Ferry (1991) inclui duas características básicas: _________________________e _______________________________.

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas