Estudo dirigido sobre o filme principe das marés

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O FILME PRINCIPE DAS MARÉS
Analise o filme de acordo com o embasamento teórico da Psicoterapia Breve-focal e responda as questões abaixo delineadas:

1. Qual dos dois irmãostem indicação para PB? Em qual modalidade? Justifique sua resposta
R.:Tow Ringo manifesta um conflito psíquico não elaborado (o estupro), fato este que tem gerado grande dificuldade de amar suaesposa, ou seja de manifestar seus sentimentos e ainda grande angústia pelo trauma vivenciado na infância que está reprimido por nunca ter revelado a ninguém. O tratamento breve focal neste caso poderá serpautado na EEC, onde o paciente terá uma experiência completa ao complexo psíquico que envolve os aspectos emocionais, cognitivos, volitivos e de ação.

2. O que é Aliança terapêutica e como estaaliança aconteceu no filme?
R.: Aliança terapêutica é onde o paciente se identifica com os objetivos do tratamento, com a sua motivação para mudança, com o seu nível de tolerância a frustração e com aexistência de uma confiança básica. Esta aliança ocorreu no filme quando Tom Wingo revela de forma corajosa a Susan Lowenstein o estupro ocorrido com ele na infância, demonstrando toda a confiançaem sua terapeuta.

3. No caso indicado para PB, qual o conflito focal trabalhado?
R.: A Angústia (que está por trás da ansiedade) – guardava para si o estupro ocorrido com ele na infância;Manifestação de um conflito psíquico não elaborado (o estupro); credito que os dois sintomas mais notórios são a dificuldade de amar e o sofrimento de reminiscências, isto é, o que ele passou no passado.4. Podemos ter alguma compreensão psicodinâmica em termos de conflito nuclear?
R.: Sim. A partir de uma formulação de uma hipótese psicodinâmica a terapeuta adotou uma postura ativa levando o pacientea se defrontar com seus conflitos. A relação hostil que existia entre o paciente e sua mãe pode colaborar como material complementar na avaliação psicodinâmica. Como por exemplo, pelo fato de...
tracking img