Estudo dirigido sobre o filme preciosa, uma história de esperança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O FILME PRECIOSA, UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

1- No filme, a personagem Preciosa é vítima da violência doméstica. Associe os tipos de violência doméstica contra crianças e adolescentes discutidos em sala de aula às situações vivenciadas pela protagonista da trama.

Vários atos violentos foram praticados pela família de Preciosa contra a menor, desde os três anos deidade, em que se iniciaram os abusos sexuais por parte se seu próprio pai, até aos excentricíssimos praticados por sua mãe. Tais atos, cometidos pelo uso da força física e psíquica, sempre direcionados contra a livre e espontânea vontade de quem é objeto de dano.
Destarte, em meio a tanto sofrimento, a protagonista do filme começa a questionar a existência do amor, a duvidar do que ocorreu oumesmo não saber se o que aconteceu é normal ou não;
A realidade é cruel: quem agride é quem deveria proteger e estar próximo a essa adolescente. Preciosa tem “flashes” em que sonha com o amor, a fama, a beleza... tudo o que não possui e que de certa forma a acalentaria.
Há na figura materna, ora agressora, a tendência a negar a vitimização, fazendo com que a adolescente tenha o temor de declarar aoutrem sua conturbada situação familiar.
Preciosa é vista pela mãe como um objeto, sem valor, coisificação, visto que, é necessária como um meio de subsistência material, inerente as avaliações dos assistentes sociais para a aquisição de um auxílio monetário.
Tudo começa a clarear quando a denúncia de sua segunda gravidez ocorre. É o que geralmente acontece, a vitimização chega por meio dedenúncia ou do hospital (que atendeu a vítima) ou escola, ou familiares e ou vizinhos, ou pela própria vítima.
Pode-se afirmar que esse suporte social fora o alicerce para a reorientação da história de vida de Preciosa dando-lhe os meios e encaminhamentos necessários para que reorganizasse e se instrumentalizasse para enfrentar sua realidade que além de dificuldades uma dura dinâmica familiar incluíaanalfabetismo funcional, desemprego, baixa autoestima, AIDS, dois filhos para sustentar. Todos esses fatores alicerçados em uma personalidade que inicialmente estava completamente imersa nas situações traumáticas das quais revitimizava-se constantemente, como os abusos sexuais por parte do pai por exemplo.
O golpe que o Filme Preciosa nos proporciona vem como um terremoto que faz desmoronar asfalsas fantasiais criadas ligadas ao ambiente familiar como a célula da sociedade, local de acolhimento, amor e carinho. Tudo que não é percebido, ou melhor, é negado a Preciosa.
A face grotesca das relações familiares apresentada durante o filme nos faz refletir o quanto pode ser aterrador alguns ambientes familiares. Ao se buscar em nossos ordenamentos jurídicos algumas Leis mais recentes queserviriam como amparo para situações nas quais ocorressem violências como as descritas pela história poderia citar-se o Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei Maria da Penha. O Estatuto, caso realmente fosse obedecido, teria papel imprescindível para a prevenção de situações como estas e a conseqüente quebra de todo um ciclo da violência e a Lei Maria da Penha como mecanismo e meio reparador paraa situação de violência já instaurada.
A proteção estatal não foi capaz de garantir a Preciosa seu direito “à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” como determina anossa Carta Magna em seu artigo 227.

2- O relacionamento entre Preciosa e sua mãe é marcado por desequilíbrios psíquicos de ordem emocional. Descreva, com base no filme, os prováveis motivos que levaram as personagens em questão a assumirem tal conduta.

Preciosa vive com sua mãe que se mostra extremamente desequilibrada psicologicamente. No enredo do filme aos poucos vai sendo...
tracking img