Estudo dirigido sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO
1- Defina a divisão do sistema nervoso, e seus componentes?

2- Explique a divisão do sistema nervoso baseando-se em nos critérios embriológicos.

3- Descreva as partes de um neurônio.
Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio.
No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioriadas estruturas citoplasmáticas.
Os dentritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
Os corposcelulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.

4- Defina neurônio e qual a suafunção?
são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dentritos e axônios. São três os tipos de neurônios: sensitivo, motor e interneurônio. Um neurônio sensitivo conduz a informação da periferia em direção ao SNC,sendo também chamado neurônio aferente. Um neurônio motor conduz informação do SNC em direção à periferia, sendo conhecido como neurônio eferente. Os neurônios sensitivos e motores são encontrados tanto no SNC quanto no SNP.  Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações.5- Diferencie neurônio mielínico e neurônio amielínico.
Neurônio Mielínico: possuem no axônio uma camada lipídica chamada de bainha de mielina. Essa camada funciona como isolante elétrico, dessa forma o impulso nervoso passa “pulando” e é transmitido mais rapidamente.
2º) Neurônio Amielínico: não apresentam no axônio a bainha de mielina, sendo assim, o impulso nervoso passa mais devagardo que no neurônio mielínico, pois passa “caminhando” por todo o axônio.

6- Quais são as células da glia e suas funções?
células da glia. Essas células não conduzem impulsos nervosos. Elas atuam na sustentação e proteção dos neurônios. São muito mais numerosas que os neurônios e menores do que eles. Algumas realizam a fagocitose, englobando partículas inúteis ou estranhas ao sistema nervoso.Oligodendrócitos
Estas células são responsáveis pela produção da bainha de mielina possuem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC. Possuem prolongamentos que se enrolam ao redor dos axônios, produzindo a bainha de mielina.
Astrócitos
São células de formato estrelado com vários processos que irradiam do corpo celular. Apresentam feixes de filamentos intermediários constituídospela proteína fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular. Estas células ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e a pia-máter. Existem os astrócitos fibrosos e osastrócitos protoplasmáticos. O primeiro é encontrado na substância branca e o segundo, é encontrado na substância cinzenta, possuindo um maior número de prolongamentos que são mais curtos e extremamente ramificados.
Osastrócitos também participam do controle da composição iônica e molecular do ambiente extracelular dos neurônios. Algumas destas células apresentam prolongamentos que são denominados pés vasculares, que se expandem sobre os capilares sanguíneos. É provável que esta estrutura transfira moléculas e íons do sangue para os neurônios.
Estas células participam também da regulação de diversas...
tracking img