Estudo dirigido rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido: Rousseau

TEXTO: Rousseau: a política como exercício pedagógico.

1. Estabeleça a “crítica à dicotomia ser e parecer”.

Segundo a teoria rousseauniana, se uma pessoa não podeter o que almeja, não deve demonstrar isso. É preciso demonstrar luxo e riqueza para que a opinião dos outros testemunhe sua felicidade. O homem torna-se alienado por querer sempre mais para serconsiderado.Essa alienação é expressa pelo sentimento de amor-próprio. A felicidade não está no homem, mas na inquietude que busca sempre mais e mais o reconhecimento do outro. Ser e parecer se diferenciam.Aos poucos a moral transforma-se na arte de agradar.

2. Explique o conceito de “desnaturação” em Rousseau.

Segundo Rosseau o homem no estado de natureza vivia apenas para o presente, sem sepreocupar com os outros homens e não havia desigualdades significativas. Era bom e feliz. Existiam apenas necessidades físicas, como alimentação, repouso e reprodução e assim era guiado apenas pelomovimento da natureza. Contudo, surgiram dificuldades e assim o homem teve de superá-las, também passou a ter consciência da sua superioridade sobre os animais e de como melhor utilizá-la na busca pelasobrevivência e aos poucos o homem ia acordando de seu sono feliz, saindo então do estado natural e entrando para o estado de sociedade (desnaturação). Rosseau acreditava que o processo de sociabilizaçãohavia corrompido o homem e que a partir da invenção da propriedade privada o homem já pode ser considerado cruel, esta gerou alienação e dela decorreu todo o mal. Entretanto, a desnaturação aconteceuquando o homem deixa o seu estado natural e passa a ser um homem sociabilizado e ao mesmo tempo corrompido e viciado.

3. Discorra sobre a Crítica da Sociedade em Rousseau (p. 53-55)

4. Expliquea relação entre Contrato Social, Vontade Geral e Democracia Direta.

Rosseau dizia que o homem era um ser auto-suficiente e sem vícios, porém quando se socializou começou a participar de uma...
tracking img