Estudo dirigido psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ
CAMPUS AVANÇADO DE QUIXERAMOBIM
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA










ESTUDO DIRIGIDO

ALESSANDRO MARINHO BEZERRA




















QUIXERAMOBIM – CEARÁ
Fevereiro - 2012
ALESSANDRO MARINHO BEZERRA


















ESTUDO DIRIGIDO



Trabalhoapresentado ao curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, na disciplina Fundamentos da Psicologia, como requisito obrigatório para obtenção de nota sob orientação da Prof. Mariana de Sousa Farias.













QUIXERAMOBIM – CEARÁ
Fevereiro – 2012

De que forma surgiram as primeiras explicações acerca do ser humano

As primeiras explicaçõessobre o ser humano e sua conduta foram de natureza sobrenatural, o homem primitivo acreditava que um comportamento estranho e insólito era causado por um “mau Spirito”, que habitava o corpo da pessoa.
Tales de Mileto, um filósofo grego do século VI AC explicou a matéria como formada de um único elemento natural, a água.
Outros filósofos, depois, explicaram a matéria como forma departícula indefinida. O importante nestas primeiras tentativas de explicações é a noção em que até hoje se apoia a ciência, os eventos naturais devem receber explicações naturais.

2. Quais os primeiros filósofos que despertaram interesse pela natureza do homem?. Em que consistia seus pensamentos.

Sócrates (470 – 395 AC) e Platão (427 – 347 AC) os dois grandes filósofos gregos com seusensinamentos, fizeram com que despertasse o interesse pela natureza do homem, o que trouxe ao centro do questionamento filosófico da época inúmeras questão Psicológicas.
Ambos adotaram a abordagem racionalista Sócrates demonstra isto muito bem com o método do questionamento lógico, e Platão, com a sua explicação racional do mundo, pela existência do mundo das ideias que justifica o mundo real.3. Qual a contribuição do filósofo francês René Descartes para Psicologia?

René Descartes (1596 – 1650) matemático e filósofo, voltou a favorecer a pesquisa sobre o ser humano com a sua teoria do dualismo psico físico. Para ele, o homem seria constituído de duas realidade: uma material, o corpo, comparável e uma maquina e, portanto, cujo movimentos seriam previsíveis a partir doconhecimento de suas “pecas” e relações ente elas, de uma outra realidade, imaterial, a alma, livre dos determinismo físico.
Desta contribuição sobre o homem decorre que existem duas áreas de estudo a parte material, o corpo, a quem se deveria dedicar a ciência, e a parte imaterial, a alma ou mente, domínio de filosofia.
O pensamento de Descartes influenciou profundamente a filosofia dosdois séculos seguintes, e foi amplamente aceita, a sua teoria do dualismo psicofísico.

4. Cite quais foram as duas primeiras escolas psicológicas e fale em que elas consistiam.

ESTRUTURALISMO: busca a estrutura da mente, isto é, compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pala estimulação ambiental.
FUNCIONALISMO: busca a interaçãocontínua entre o organismo e o seu ambiente, que permite a adaptação do homem a ele.

5. Diferencie Psicologia do senso como=um de psicologia cientifica, enfatizando os critérios científicos.

A Psicologia do senso comum e aquela que geralmente costumam usar para dar respostas a determinadas situações co base naquilo que foi passado de geração à geração
A Psicologia cientificaapresenta a definição adequada do que está sendo afirmado é feito um estudo minucioso para que se possa dar um diagnostico.

6. Quais as principais abordagens psicológicas em nossa atualidade? E o que defendem cada uma delas.

PSICANÁLIZE: defende a motivação inconsciente para o comportamento e enfoca a importância da primeira infância na formação da personalidade.
HUMANISMO:...
tracking img