Estudo dirigido – psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido – Psicologia Organizacional
1.Com base na teoria, o que é a psicologia organizacional?
Psicologia Organizacional é o estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas no âmbito das organizações. A Psicologia Organizacional faz parte de uma área da Psicologia e usa seus conhecimentos teóricos e metodológicos. (CAMARGO, 2009, p. 22)
2. Responda, porque estudar PsicologiaOrganizacional em um curso de Administração?

Com a Psicologia na Administração você estuda o comportamento das pessoas no contexto das organizações, promove e assegura um ambiente saudável e produtivo que visa as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização e fornece meios para que as pessoas e as organizações trabalhem melhor com as mudanças. Por tanto o estudo da Psicologia em umcurso de administração é de extrema importância, porque desta maneira o administrador consegue entender o comportamento humano e ajuda as pessoas no trabalho a terem motivações, compreender o processo de treinamento, a eficácia de liderança e tomada de decisão, o planejamento e desenvolvimento do trabalho em grupo, entre outros exemplos.
A história nos fornece parâmetros para entendermos osurgimento da relação entre a Psicologia e a Administração, os momentos mais significativos, alguns exemplos de sua aplicação e as modificações ocorridas ao longo do tempo, possibilitando uma melhor compreensão do campo de ação da Psicologia Organizacional na atualidade (Ver p. 23 do livro-texto).

3. De acordo com a teoria, como foi superado o reducionismo, a lógica instrumental, da concepção dehomem nos estudos organizacionais?

4. Qual a relação entre a Psicologia Organizacional e o trabalho do administrador?
O administrador necessita saber lidar com pessoas, pois as organizações – como afirmamos – embora tenham propriedades físicas como edifícios, escritórios e equipamento, são agregados de pessoas que trabalham (ROBBINS, 1999).

Gestão de pessoas: esta área da PsicologiaOrganizacional preocupa-se com a maneira pela qual uma organização se constitui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. É o que hoje se chama de gestão de pessoas, ou seja, as estratégias, as políticas e as práticas ou os processos de como lidar com as pessoas.
Assim, podemos afirmar que o objetivo da ação da Psicologia
Organizacional implica em oferecer contribuições aoadministrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

Vamos ver melhor através de alguns exemplos de aplicação da Psicologia nas organizações:
- nos processos de treinamento;
- na eficácia de liderança e tomada de decisão; na avaliação de desempenho;
- no planejamento do trabalho;
- nos programasde motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho;
- no desenvolvimento do trabalho em grupo;
-nos programas de mudança comportamental

5. Como, apesar das críticas, a teoria de motivação de Maslow pode contribuir para o trabalho do administrador?
A teoria de Maslow parte do princípio de que a motivação surge de um conjunto de necessidades que estão dispostas na forma de uma hierarquia deimportância, que pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização). Para Maslow, quando é satisfeita a necessidades de primeiro nível, a pessoa passa para o próximo nível, e, assim movendo-se em direção a necessidade do topo. Segundo Maslow (apud.Chiavenato, 2003), as necessidades fisiológicas estão no primeiro nível da pirâmide. São as necessidades básicas e de vital importância. Constituem a alimentação, o sono e o repouso, o desejo sexual etc., que são as prioridades do homem. Em seguida, vem a necessidade de segurança, que constitui o segundo nível. Assim, neste nível, as pessoas buscam estabilidade e proteção. Isso pode ser visto em...
tracking img