Estudo dirigido moeda e inflação.doc

1053 palavras 5 páginas
DO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.

Curso: Tecnologia em Comércio Exterior
Disciplina: Política e Prática Cambial

ESTUDO DIRIGIDO

1) Apresente definições para Moeda e Câmbio, e correlacione-as, à luz de exemplificações da conjuntura econômica brasileira internacional, nos Anos 80, nos Anos 90 e no Ano atual.

Moeda é o instrumento de troca para a melhora da condição das relações econômicas entre os agentes econômicos, tem características de ordem macroeconômica, pois só pode ser emitida e controlada pela autoridade monetária e cambial de uma nação ou um grupo de nações. A moeda tem um caráter interno para o cenário econômico entre as nações. Cambio é a relação de troca de moedas, a relação das moedas no cenário econômico, está em ordem macroeconômica cambial, também é controlado pela autoridade monetária e cambial do país. Nos anos 80: desvalorização monetária com o plano cruzado (heterodóxico - além do controle das taxas de juros para controle da inflação, o governo cortou os zeros da moeda: 1 cruzeiro = 1cruzado ) em 1985. Internacional: Estouro da bolha japonesa, em que o governo começou a dever ao próprio. Anos 90: plano Collor I-também heterodoxo- mudou de cruzado novo para cruzeiro real, trouxe alem da taxa de juros, a troca da moeda e o congelamento das poupanças. Internacional: união dos países europeus na criação da união europeia e surgimento da moeda única EURO. 2012: movimentação trimestral do PIB que ficou estagnado, como reflexo da economia mundial, com a baixa das taxas de juros, e a redução de impostos, criando uma retração para a economia, estando o dólar valorizado.

2) Explique as formas de mensuração da moeda, quanto à garantia e conversibilidade, explicando o porquê da transição da conversibilidade total para a inconversibilidade.

Ótica da garantia: envolve os metais em movimentações monometálicas (ouro x ouro) e bimetálicas (15,5g de prata = 1g de

Relacionados